quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Projeto: Sabia que... e Descobri que ...

Nesta etapa os alunos da turma 41descrevendo suas certezas sobre o tema escolhido pela dupla e listaram palavras que identificam estes elementos a partir do Município de Caxias do Sul. Para dar um visual diferente  utilizamos o  WORDLE.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

PROJETO: RETALHOS DA HISTÓRIA

O Projeto Retalhos da História esta sendo desenvolvido pelos alunos do quinto ano da turma 52. Muitas das histórias de nossas famílias são recortes da história que aprendemos na escola. Assim, vamos revirar os baús de nossas famílias e conversar, ouvir, questionar nossos bisavós, avós, pais, tios, dindos e recordarmos elas. Os professores da escola também vão contribuir com projeto. 

Problema:
Quem somos nós? 
Quais são nossas histórias?
Quem foram nossos ante-passados?
Qual a importância destes fatos em nossa vida e na história?
 
Planejamento:
Nome Projeto: Retalhos da História
Objetivo: Conhecer histórias de família vivenciadas por nossos antepassados, através do relato de familiares, afim de que possamos estabelecer relações entre a história ensinada na escola a de nossas famílias e nos vermos como elementos colaboradores de sua tragetória.
Recursos: Computador, câmera digital, cds, ...
Período: Julho à setembro

Execução:
Primeira Etapa: Pesquisa e coletânea de histórias de sua família.

Segunda Etapa: Registro escrito da história escolhida. Nessa etapa dados como: nomes, locais, datas, ... dão são importantes para podermos localizar as pessoas que ouviram a história.

Terceira Etapa: Ilustração da história. A imagem é algo que retrata nossa história, nela temos a oportunidade de despertar o interesse por conhece-lá, identificá-la e muito mais.
Retalhos da História: A escola de minha mãe.
Quarta Etapa: Produção de audio. Nessa etapa os alunos vão  contar oralmente sua história de família. Nessa etapa vamos trabalhar em pequenos grupos com a intenção de qualificar a oralidade quanto aos aspectos de escrita, pronuncia, letramento e gênero textual.

Depuração:
Como foi a experiência de realizar este trabalho?
Enfrentaram algum problemas para desenvolver o trabalho? Quais? Como resolveram?
O que você modificaria no trabalho?


Apresentação:
Seminário da série para colegas e professores da escola.


Avaliação:
 Será realizada durante todo projeto com a participação dos professores envolvidos e alunos.

 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

PROJETO: FILATELIA

O Projeto Filatelia vai descrever a saga dos emigrantes que deixaram a Itália e vieram povoar o sul do Brasil. Os alunos do quarto ano vão criar selos que retratam a saga da imigração italiana na serra gaúcha e colecioná-los. Serão retratados temas como: a Itália, a viagem, as construções, o lazer, os costumes, a alimentação, ... Para que os alunos ganhem ainda mais familiaridade com o projeto estamos pesquisando e organizando todo tipo de material que possa contribuir para suas produções. Além disso vamos conhecer um pouco mais da atividade dos Filatelista e colher informações sobre a importância desta atividades.

Problema:
Porque a colonização italiana é o referencial em nossa região?
Será que nossa região cresceu em função dos imigrantes italianos?

Planejamento:
Nome do projeto:
Objetivo:





DICAS:
Uma dica é assistir com os alunos "Su i Monti". Esta produção está disponível no YOUTUBE para que os alunos possam visualizar e conhecer um pouco mais da saga dos imigrantes italianos no RS. A história retrata como era a vida destes emigrantes na Itália e a saga para estabelecerem-se no Brasil. As cenas são muito reais e próprias para a faixa etária dos estudantes do ensino fundamental.

Su i Monti: a imigração italiana no alto do Vale do Taquari

quarta-feira, 22 de maio de 2013

PROJETO: ALFABETOS

 
Produzidas: Isabella e Mikael 1º ano


Nome do Projeto: Alfabetos
Professoras: Claúdia Balem Daniel, Daniela Pagliarin, William H. Schneider e Ivone Brandt
Turma: 11, 12 e 21 Ano 2013 Tempo: primeiro e segundo trimestre



Problema:

Quem já não teve a tarefa de colocar palavras, nomes, livros, ... em ordem alfabética e teve de recorrer verbalmente a essa ação! Na escola uma alternativa que pode ser adotada junto da informática educativa é a construção de alfabetos a partir de temas propostos ou escolhidos pelos professores e alunos. Essa tarefa tornasse muito atrativa e desafiadora. Lembrar de alternativas para cada uma das letras do alfabeto faz com que tenhamos que colocar nossos neurônios para funcionarem. Temas como nomes de animais, nomes de frutas, nomes de profissões, nomes de flores, nomes de brinquedos, ...
A opção pelo tema pode ser livre ou orientada conforme a necessidade do planejamento. Uma maneira de fomentar o interesse é disponibilizar um computador para que os alunos possam ir pesquisando novas palavras na internet com a letra que necessitam e detalhes nas imagens que encontram destas palavras.
Outra dica é a diversificação de séries que podem trabalhar com esse projeto.




Planejamento:

Objetivo: Oportunizar aos alunos a exploração dos recursos tecnologicos disponiveis no ambiente escolar estabelecendo relações que qualifiquem  a construção dos vários conhecimentos, afim de ampliar suas relações  com o meio.
Recursos: KolourPaint, editor de apresentação, impressora, Cds, internet, folhas, molas, perfurador, capa plásticas, …
Período: 1º e 2º trimestre


Execução:

Primeira etapa:

Explicação das intenções do projeto, cabe aqui fazer com que os envolvidos saibam das intenções do trabalho que se almeja e de como foi pensado. Nesse momento é importante ouvir a voz de todos no que diz respeito as adequações que venham a contribuir com o desenvolvimento do projeto.


Segunda etapa:

1ºs anos: Organização das duplas e combinação de quem irá desenhar primeiro, quem irá pintar, escrever,... Aqui cada dupla deve se organizar individualmente. Utilizando o KolourPaint escolhem uma letra e um animal para desenhar. O professor do LIE vai mostrando aos alunos como recortar e colar o desenho depois de pronto no editor de apresentação (Essa ação deve ser mostrada a cada figura produzida, pois geralmente com o decorrer do tempo as duplas vão se familiarizando com o processo e realizando-o automaticamente). No editor de apresentação a dupla vai escrever o nome do animal (Nessa etapa o professor titular faz as intervenções quanto a escrita e o professor do LIE observa o método e passa a auxiliar da mesma forma). Recortamos a ilustração e colamos no editor de apresentação. Deixem aberto os dois aplicativos para facilitar o trabalho.

2ºs anos: A dupla escolhe o tema (frutas, profissões, animais, …), no editor de apresentação listam as palavras que iniciam com a letra ... Deixe que cada dupla escreva uma lista de palavras conforme são lembradas. Procure dar dicas, quando solicitarem ajuda e não palavras, precisamos exercitar o pensar de nossos alunos. Tenha já organizado pastas com imagens sobre os assuntos escolhidos pelas duplas (animais, frutas, brinquedos, profissões, …), para que eles possam ilustrar suas listagens.





Depuração:

O que vocês acharam do trabalho?
O que foi mais fácil?
O que foi mais difícil?
O que fariam de diferente no trabalho se fossem fazê-lo de novo?

Apresentação:
A listagem do alfabeto dos primeiros anos foi imprimida e organizamos uma agenda de telefones, para cada aluno depois de encadernadas foram preenchidas na sala de aula com o endereço e telefone dos colegas.
O segundo ano além de listar palavras, ilustrar com uma imagem, formou frases e gravamos as apresentações em Cds para cada aluno levar para casa e mostrar a família.

Avaliação:

A avaliação será realizada durante todo processo com o objetivo de qualificar e valorizar o processo de construção. A depuração servirá como parâmetro para próximos trabalhos e ponto ápice do processo avaliativo dos envolvidos.

PROJETO: ESCREVER É SÓ COMEÇAR

  Vender a idéia de escrever pode ser uma tarefa para o Super..., díficil de lembrar a quem recorrer diante de tantos atrativos da vida atual. Para aí, quem sabe se juntarmos algumas idéias a outras possibilidades consigamos  de  primeiras sementinhas. Assim vamos começar o Projeto ESCREVER É SÓ COMEÇAR que tem como objetivo intensificar e qualificar a escrita de nossos alunos.
Pesquisando na internet encontrei Histórias Fantásticas nele os alunos podem organizar o cenário escolhendo: personagens, objetos e animais, além de escreverem seus textos. No linux não funciona acentuação e cedilha no windows roda sem problemas.


Fábrica de Tirinhas  é outra possibilidade.

Explorar e conhecer Proativa ( Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem)



domingo, 10 de março de 2013

LIVRO E GAME

Muito interessante, nesse endereço você encontra um game baseado num livro. No do Cortiço são feitas perguntas sobre a obra  e você vai acumulando dinheiro para posteriormente administrar o cortiço.

Projeto: Nossa Terra, Nossa Gente


O "Projeto Nossa Terra, Nossa Gente", foi o projeto desenvolvido pelos alunos do 5º ano da turma 51. Através  de mapas conceituais eles descrevem os elementos que deram origem a nossa terra e nossa gente.  
 

sábado, 9 de março de 2013

Revista EDUCATRIX


A revista EDUCATRIX é produzida pela Editora Moderma. As edições estão online e a disposição para baixar.
Edições anteriores

Alguns temas Abordados na edição acima:
 - Educar num oceano de informações
 - O novo momento da tecnologia em sala de aula
 - Pendar em rede: A escola e a internet participativa
 - Ler na era digital

sexta-feira, 8 de março de 2013

Projeto: Espelho Meu

     Identidade parece ser um tema bastante explorado e conhecido, porém o eu subjetivo nem sempre é explorado neste tipo de projeto, que na verdade é de fundamental importância para o sucesso de nosso trabalho. Conhecer gostos, preferências, medos, podem significar um avanço qualitativo não só no aspecto pedagógico, mas ético e social.
    

Primeira Etapa: Qual o problema?
 "Se vamos trabalhar juntos precisamos nos conhecer?"
Segunda Etapa: Planejamento
. Nome do Projeto: Espelho Meu
. Objetivos:
   Conhecer a sí e ao outro através das diversas experiências deste com o mundo que o cerca, afim desenvolver um posicionamento reflexivo.
   Valorizar o eu de cada membro do grupo.  
   Despertar e vivenciar o respeito às diferenças.
   Qualificar as ações colaborativas.  
. Recursos:
  Histórias, computador, projetor de mídia, impressora, cd's, editor de apresentação, internet,    
. Período:
   Março e Abril
Terceira Etapa: Execução

 Mapa conceitual do meu eu - apresentação slides

 Alfabeto dos gosto e não gosto - apresentação slides
 As vezes me pareço ... ( UM ANJO QUANDO..., UM MONSTRO QUANDO...)

Avatar, Caricaturas, ...

Paralelo: Adoro X Detesto

Linha do Tempo: 
Quarta Etapa: Depuração
Você se vê no que produziu? O que poderia ter sido diferente? 
Quinta Etapa: Apresentação
Montagem de murais,
Exposição,
Apresentação com o projetor de midia,
Quinta Etapa: Avaliação
Se dara durante

Comente e

Planejamento 2013

Olá Colegas!

Como sempre pensar o planejamento nos faz questionarmos a maneira como o implementamos, diante disto procurei dar um tempo neste início de ano para qualificar um pouco mais essa ação. Assisti o video Pedagogia dos projetos do  Nilbo Nogueira e fui montando um mapa conceitual.  Concordo com ele em sua proposições.
...

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Projeto: Tartarugando




O Projeto Tartarugando vai desvendar o mundo das tartarugas. Os quartos anos, turma 41 e turma 42 das professoras Eliane e Luciane prometem desvendar todas as informações que tiverem relação com este assunto. Acompanhem e vejam se realmente eles vão vencer esse desafio.

Primeira etapa: Os alunos iniciaram o projeto exlorando a linguagem logo a partir do deslocamento da Tat sobre um trajeto traçado no chão. Deslocar a Tat foi uma tarefa simples, a dificuldade maior foi determinar o valor do giro que levaria a Tat para o percurso do próximo deslocamento. Muitas foram as sugestões, então entregamos o transferidor para que os alunos determinassem o valor do giro. Conversamos um pouco sobre as tartarugas quanto a sua s características, classificação, habitat, alimentação, ....      
Exploração dos comandos Kturtle no solo.
Quanto a Tat deve girar para fazer o caminho.

Segunda etapa: Estamos com um problema quanto a versão do Kurtle instalado no LIE. Essa versão não tem o idioma em português. Para não pararmos o projeto resolvermos  construir um mapa conceitual sobre as Tartarugas. Partimos das informações que haviam sido mencionadas na aula anterior e os alunos já iniciaram uma pesquisa na internet para coletar mais dados. 
Solução do idioma
(http://diariodeuminformata.wordpress.com/2010/11/12/kturtle-no-ubuntu/)
1.º Passo – Instalar o kturtle no Ubuntu
sudo apt-get install kturtle
2.º Passo – Instalar o pacote de idiomas do kde
sudo apt-get install language-pack-kde-pt
3.º Passo – Abrir o programa e alterar a linguagem de script
Clique no menu Configurações e escolha a opção Linguagem dos scripts – Português (pt_BR)
Desafio da escada
Percurso do desafio escada
Um giro completo? 360º

Meio giro? 180°
Um quarto do giro? 90° (ângulo reto)
"Profe era só mostrar aqui!"
Terceira etapa: Hoje trabalhamos pela primeira vez com o Kturtle, linguagem Logo usada no Linux, com o desafio da escada.  Mostrei aos alunos o traçado na mesa e pedi para que reproduzissem. Como não haviam experimentado o programa os comandos foram sendo escritos a partir do que haviam explorado no solo. Com alguns questionamentos e a troca de informações entre o grupo as telas começaram a ser rabiscadas. Uma dupla voltou a mesa e descreveu numa lista todas as etapas do percurso. Também questionaram a posição da Tat na tela, pois queriam fazer mais degraus... Expliquei a tela como um traçado de linhas as quais denominei "X eY" e atribui valores a elas ...



Terceira etapa: Hoje


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Projeto: Loguinho

O Projeto Loguinho pretende fazer do aluno um agente da sua aprendizagem. Onde o criar e construir conhecimento ...
Trabalhar a lateralidade  pode ser um bom argumento para que as crianças comecem a se familiarizar com o ambiente Logo. Uma história recheada de fantasia e emoções contagia os pequenos e é sempre lembrada.
Primeira Etapa: Numa floresta muito longe daqui mora uma tartaruga chamada Tat. Ela é muito esperta e simpática. Adora passear pela floresta e de matemática. Porém, quase nunca sai de casa. Vocês imaginam que ela tem muito medo de sair sozinha. Alguém sabe por quê? Isso mesmo lá existem muitos amimais selvagens. Vamos desenhar a Tat lá no KolourPaint?

Segunda Etapa: Solicitar que as crianças tragam bonecos de animais que vivem na floresta. Traçar no chão com fita de cor um trajeto (desenho de uma escada,...), para que a Tat percorra com a orientação das crianças. Quem lembra da nossa amiga Tat?  Onde ela mora? Como ela é?Muito bem. Em que lugar a Tat esta? Deixar que as crianças escolham o ponto de partida e chegada da Tat através de imagens ( casa, supermercado, escola, ...) Para onde ela vai?  Será que ela consegue sozinha? Por quê?  Vamos fazer companhia a Tat no caminho? Toda vez que ela chegar num "cruzamento" colocar um  animal para que ela não siga aquele percurso. Como a Tat entende o que nos queremos que ela faça? Vamos experimentar?  Quem vai mover a Tat? Pelo traçado do chão para onde a Tat deve ir? ( parafrente, gireesquerda, ...). No KolourPaint os alunos desenharam o percurso da Tat.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Projeto: O Rio Grande do Sul em Mapas Conceituais

Os alunos da turma 51 estão construindo mapas conceituais sobre a história do Rio Grande do Sul. Outros assuntos que serão trabalhados além das Imigrações no Rio Grande do Sul como: As missões, A revolução Farroupilha, ...

Primeira Etapa: A professora Simone questinou a turma sobre os imigrantes que vieram povoar o Rio Grande do Sul e solicitou a mesma que fizessem uma pesquisa na internet sobre o assunto durante a aula no LIE. Na aula seguinte iniciamos a construção de um mapa conceitual a partir de alguns dados no quadro e posteriormente solicitamos que fossem complementando com as informações que haviam encontrado durante a pesquisa. Durante três aulas  os alunos trabalharam nele.  Para que todos tivessem acesso durante a apresentação dos trabalhos as duplas colocaram uma copia na pasta pública. Assim todos acompanhavam as explicações dos colegas  sobre o trabalho ao mesmo tempo a professora Simone acompanhava as explicações e questionava os alunos. Depois da apresentação cada duplas recebe a impressão para fazerem as alterações que julgavam necessárias.

Segunda Etapa: O tema do segundo mapa conceitual foi a revolução farroupilha.


Jogo Memória

 Vocabulário



terça-feira, 7 de agosto de 2012

Aprendizagens para crianças



Neste site você encontra "explicações para criança" sobre vários temas, apresentados de forma bastante interativa para que os pequenos aprendam brincando.  Existem outros níveis para serem explorados e a escolha de idiomas como espalhol, inglês, português,...

terça-feira, 10 de julho de 2012

Projeto: Quando Crescer Quero Ser ...

"Quando crescer quero ser ... " é o  projeto dos alunos do terceiro ano, da turma 21.



Primeira etapa: Listar profissões com cada uma das letras do alfabeto no editor de apresentação.
Segunda etapa: Que tal cantarmos um pouco.

O Que Eu Vou Ser Quando Crescer
Mara Maravilha



Tiuriu tiu-rá, Tiuriu tiu-rá, Tiuriu tiu
O que eu vou ser, quando eu crescer
Cantora ou doutora
Advogada ou professora
Posso ser, posso ser cientista
Engenheira ou jornalista
Uma profissão vou ter quando eu crescer
Eu vou estudar, eu vou me formar
Tiuriu tiu-rá, Tiuriu tiu-rá, Tiuriu tiu
O que eu vou ser, quando eu crescer
Bombeira ou esportista
Arquiteta ou economista
Oh meu Deus!
Oh meu Deus me ajude a decidir agora
A melhor profissão que eu vou ter quando crescer
Eu vou estudar, eu vou me formar, eu vou trabalhar
Tiuriu tiu-rá, Tiuriu tiu-rá, Tiuriu tiu
Eu vou estudar, eu vou me formar, eu vou trabalhar, euvou estudar
Tiuriu tiu-rá, Tiuriu tiu-rá, Tiuriu tiú-rá

http://www.vagalume.com.br/mara-maravilha/o-que-eu-vou-ser-quando-crescer.html#ixzz20DiLuVvW 

Terceira etapa: A dupla escolhe uma das profissões listadas para desenhar. Vamos usar o editor gráfico kolourPaint. Também podemos inserir gifs das profissões.
Quarta etapa: Qual a profissão de meus pais e avôs? Os alunos irão fazer a árvore genealógica das profissões da família. 
Sugestão: Seman das Profissões, convidar os pais disponíveis  para que venham a escola e expliquem qual a sua profissão. Essas visitas podem ser agendadas durante uma semana.
Quinta etapa: Quando crescer eu vou ser ....   Levantamento de informações a respeito da profissão escolhida por cada aluno. Tabulação dos profissões  e montagem de um gráfico de barras no editor gráfico. 
Sugestão: Cada aluno poderá construir uma maquete da profissão escolhida com ajuda dos pais e apresentar para os colegas na aula.
Sexta etapa: Charadas das profissões

sexta-feira, 6 de julho de 2012

VIII SEminário Interno de Informática Educativa



 A Escola Catulo da Paixão Cearense participou com dois relatos.

  • Tecnologias que aproximam.
  • Pesquisadores Malucos: Uma tentativa de inclusão no ambiente escolar.
Histórico do LIE da escola


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Scratch


O Scratch é uma nova linguagem gráfica de programação, inspirada no Logo, que possibilita a criação de histórias interactivas, animações, simulações, jogos e músicas, e a partilha dessas criações na Web. Simples e 
xx
Como Instalar no Linux Educacional:

1) Baixe o pacote instalador disponível em http://info.scratch.mit.edu/Scratch_1.4_Download
2) Escolha a versão Ubuntu;
3) Salve o pacote de instalação na pasta do usuário (/home/professor). Não é necessário descompactar a pasta;
4) Abra o Konsole através do atalho (Alt F2), escreva xterm e clique em executar. Após aparecerá uma tela preta, digite su (clique enter), depois escreva a senha de administrador, que é qwe123 (clique enter).
5) Continue escrevendo o comando dpkg -i scratch* (observe que após o g e depois do i tem espaço);
6) Aguarde um pouco, irá iniciar a instalação do programa e aparecerá uma mensagem;
7) Em seguida, digite no terminal exit (clique enter) e exit novamente (clique enter);
8) Acesse o menu Iniciar>>Desenvolvimento>>Scratch.
9) Pronto! Agora é só explorar!!
10) Boas descobertas!

Projetos desenvolvidos em Scratch:

Ciclo das águas
Rota de Pedro Alvares Cabral - Brasil
Do triângulo ao circulo.
xx


Projeto: Álbum de figurinhas da Minha Turma (2ª edição)

A turma 21, do segundo ano da professora Isabel, está terminando o Projeto: Álbum de figurinhas da Minha Turma. Foram trabalhados os mesmos enfoques do projeto de 2011.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto: Pesquisadores Malucos

O projeto Pesquisadores Malucos é o projeto da 5º Ano, turma 53, do professor William. Neste projeto serão trabalhados diversos temas em função dos interesses dos grupos. Como:
O que é aquecimento global?
Como os vulcões entram em erupção?
Como surgiram as estrelas?
Como os dinossauros foram extintos?
Por que os felinos roncam?
O que é aurora austral e boreal?
Vamos utilizar uma Wiki para registrarmos as informações levantadas por cada grupo.


LIE:
Primeira etapa: Os alunos pesquisaram na internet informações e imagens sobre os temas abordados em seus projetos de pesquisa. Anotações e coletânea de imagens referente aos temas.

Segunda etapa: Criação do logo e Wiki Pesquisadores Malucos.

Terceira etapa: Apresentação da Wiki Pesquisadores Malucos. Exploração do aplicativo e registro das hipóteses levantadas.

Quarta etapa: Registro e organização dos dados pesquisados pelos grupos. Pesquisa na internet de músicas que tenham como tema estrelas para a Andressa cantar a monitoria ficou encarregada de ensaiar a música para gravarmos.

Quinta etapa: Gravação no Dos Vox da música "Lindo Balão Azul" pela aluna Andressa. Essa etapa foi realizada em atendimentos individuais.

Sexta etapa: Impressão das imagens para montagem dos cartazes para apresentação dos trabalhos em sala de aula.

Sétima etapa: Comentário e avaliação dos colegas sobre os trabalhos apresentados na wiki.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Projeto: Lápis e Pincel

Lápis e Pincel é o projeto dos alunos da turma 42 da professora Luciana. Tinhamos inicialmente o propósito de descrever os personagens do texto Lugarejo do autor Natal Chiarello. Porém a ilustração que acompanhava o texto deixava alguns itens mencionados pelo autor de lado. Os alunos não tiveram dúvida. Resolveram dar um novo visual ao enredo usando o KolourPaint.

Lugarejo
                                                   Natal Chiarello


Seis casas. O cemitério. A escola. As laranjeiras. O resto de um exército de pinheiros. O mato trepando nos morros vizinhos. O milharal. Os vinhedos agarrando-se histericamente aos encostos que os mantêm. A estrada estreita, vermelha e sinuosa. O tapete de capim em frente da igreja. A cruz encimando o portão do cemitério. Cavalos e vacas pastando num potreiro. Marrecos chafurnando na água lamacenta das poças. Galinhas cacarejando. Grunhir de porcos. O sino suspenso entre dois suportes apodrecidos, cai-não-cai. ...

Quantas histórias podem ser contadas através de uma imagem. As obras de Tarsila do Amaral são cheias detalhes que facilitam a leitura, a reinterpretação, a criação de novos significados com base no referencial, num texto visual que pode estar explícito ou implícito na obra final.



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Criar imagens digitais


 

No Wordle   você tem varias opções para trabalhar com palavras e textos. escolher a fonte, o layout, as cores, palavras, textos, ... Muito interessante.

Projeto: Troca, Troca de Consoantes

 O projeto de informática educativa da turma 22, do segundo ano da professora Ieda,  estão organizando um livrinho diferente de palavras. Para isso vão usar o editor de apresentação e um slide para cada grupo de palavras. As ilustrações deste trabalho serão diversificadas: gifs,  fotos, desenhos alunos,  mosaico de palavras, ...

http://www.wordle.net/create
Primeira etapa: A professora lista no quadro uma palavras, por exemplo CASA. Os alunos deverão escrever outras palavras modificando apenas as consoantes, por exemplo FADA, GATA, ... Nessa etapa vamos fazer um mosaico ou wordle das palavras listadas. Para utilizálo como ilustração capture a imagem do mosaico depois de pronto com a tecla "Prtscr". Salve a imagem e insira no slide.
Obs.: Deixe que os alunos primeiro escrevam no slide a relação de palavras para depois copiá-las e usar o wordle. Assim você terá tempo para questioná-los sobre a estrutura da palavra.
Segunda etapa: Nessa etapa vamos listar palavras que tenham alguma das dificuldades ortográficas (rr, ss, ch, x, d, t, ...).

domingo, 6 de maio de 2012

Projeto: Site da Minha Escola



 O projeto de informática educativa da turma 41, da professora Vera, vai organizar todo material para publicarmos o site da nossa escola. Para darmos início ao projetos precisamos estar a par de muitas coisas como: plágio, direitos autorais, manipulação de imagem, conhecermos alguns sites de escolas,...

Primeira etapa: Cuidados que devemos ter na internet, para isso os alunos assistiram ao video da GVT e conversamos sobre o assunto.

Segunda etapa: Vamos visitar alguns sites das escolas de nossa região. Listarmos itens que podem fazer parte do nosso trabalho.  Dividirmos os ítens em duplas e iniciarmos um levantamento de informações que vamos buscar.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Palestra: Integração de Tecnologias às práticas escolares e ao curríulo

Palestra: Integração de Tecnologias às práticas escolares e ao curríulo com a Professora Dra Maria Elisabeth de Almeida.

















sexta-feira, 20 de abril de 2012

Projeto: Descobrindo o KolourPaint


O desenhar deve se tornar um habito para nossos alunos. Assim, como lhes ensinamos a escrever, ler, calcular devemos gradativamente propiciar-lhes a evolução de seu grafismo. Questionar, traçar, mostrar detalhes,... podem contribuir de forma significativa para este desenvolvimento. Geralmente com as crianças mais pequenas abrimos o Paint do pc para que  para que comecem a se familiarizarem. No Linux  Educacional 3.0 o editor gráfico é o KolourPaint. Pensando um projeto de informática para os alunos da educação infantil resolvemos explorar suas ferramentas para que eles ganhem mais autonomia ao desenhar. 


Primeira etapa: Inicialmente riscamos a tela com o pincel e solicitamos as crianças que preenchessem cada espaço em branco de uma cor usando o balde sem tocar na linha preta traçada. Nessa etapa as crianças exploraram o pincel, caixa de cores e balde.


Segunda etapa: Espalhamos pela tela figuras geometricas para que os usando a tesoura montassem uma casa. No KolourPaint existe a possibilidade de preenchermos espaços em branco com o fundo transparente. Isso ajuda muito, pois ao cortar se a criança levar um pedaço do fundo ele não ficará sobreposto a figura em que a criança irá  colocar o que recortou.

Terceira Etapa: Na aula de hoje os alunos tinham três desafios: 1-Digitar a senha do computador. 2- Abrir o KolourPaint. 3- Preencher a tela de uma cor e desenhar com a borracha. O Leandro desenhou ele e a mãe. 


Quarta Etapa: Usando as figuras geometricas do KolourPaint os alunos deverão desenhar os vagões do trem. Observar com os alunos que existem três opções para o preenchimento das figuras. 

Quinta Etapa: ILUSTRANDO E CONTANDO HISTÓRIAS
Navegando pela rede encontramos uma sugestão da Professora Isabel para trabalharmos com o KolourPaint. Utilizando os blocos lógicos vamos contando por partes a  seguinte história. Os alunos desenham no KolourPaint.
Parte1- Era uma vez três amigos
Parte2- que encontraram três amores e se casaram.
Parte3- Quem casa, quer casa
parte4- ou até mesmo um carro.
parte5- Um dia todos se encontraram e já tinham filhos.
parte6- Foi uma festa! Resolveram comemorar fazendo um piquinique no bosque.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Projeto: RADIONOVELA


O projeto radionovela nasceu da montagem de um acróstico em que o 4º ano, turma 41, estava encaixando nomes de objetos utilizados no passado a palavra ANTIGAMENTE. A palavra radionovela surgiu e a professora Eliane explicou do que se tratava. Os alunos acharam graça do processo e queriam saber mais sobre o assunto. Pesquisamos na internet e achamos um video que mostra como era feita a sonoplastia das radionovelas. Eles gostaram da idéia e combinamos de gravar alguns sons na próxima aula para montarmos um banco de sons, que posteriormente será utilizado para a nossa radionovela.  

Primeira etapa: Vamos iniciar o trabalho explorando equipamentos que podem gravar sons e  extensões em que estes podem ser gravados. Organizar uma listagem de sons que podem fazer parte do banco de sons (cachorro, apito, porta, ...). Gravar alguns sons. Avaliar a qualidade das gravações com os alunos. Deixar que eles coletem os sons e alimentem o banco de sons.  
Segunda etapa: Em sala de aula alunos vão ler o livro DemoVia do cartunista Carlos Iotti que tem como tema a colonização italiana na região.  Ele será o texto base para nossa radionovela.  
Terceira etapa: Exploração e testes no DosVox para gravação do texto.
Quarta etapa: Criamos uma wiki para que durante os espaços vagos das gravações pudessemos ocupar o tempo de todos. Assim, organizamos alguns ítens dos quais os alunos tem interesse em conhecer sobre a Itália e vamos pesquisar. A wiki favorece a troca de informações de modo simples e com vários recursos.
Quinta etapa: Gravações ???????
SAIBA MAIS SOBRE:
Histórias da Rádio Novela
Efeitos sonoros
Sonoplastia
Sons de trens e locomotivas
Efeitos Sonoros2

quarta-feira, 11 de abril de 2012

IGovSP

Nesse endereço você encontra vídeos que explicam as tecnologias da Web 2.0 ( Wiki, Blog, Moodle, ...) e um passo a passo pra trabalhar com elas, numa línguagem simples e direta.  Parabéns ao governo de São Paulo pelo excelente material e criatividade em publicá-lo.