sexta-feira, 13 de abril de 2012

Projeto: RADIONOVELA


O projeto radionovela nasceu da montagem de um acróstico em que o 4º ano, turma 41, estava encaixando nomes de objetos utilizados no passado a palavra ANTIGAMENTE. A palavra radionovela surgiu e a professora Eliane explicou do que se tratava. Os alunos acharam graça do processo e queriam saber mais sobre o assunto. Pesquisamos na internet e achamos um video que mostra como era feita a sonoplastia das radionovelas. Eles gostaram da idéia e combinamos de gravar alguns sons na próxima aula para montarmos um banco de sons, que posteriormente será utilizado para a nossa radionovela.  

Primeira etapa: Vamos iniciar o trabalho explorando equipamentos que podem gravar sons e  extensões em que estes podem ser gravados. Organizar uma listagem de sons que podem fazer parte do banco de sons (cachorro, apito, porta, ...). Gravar alguns sons. Avaliar a qualidade das gravações com os alunos. Deixar que eles coletem os sons e alimentem o banco de sons.  
Segunda etapa: Em sala de aula alunos vão ler o livro DemoVia do cartunista Carlos Iotti que tem como tema a colonização italiana na região.  Ele será o texto base para nossa radionovela.  
Terceira etapa: Exploração e testes no DosVox para gravação do texto.
Quarta etapa: Criamos uma wiki para que durante os espaços vagos das gravações pudessemos ocupar o tempo de todos. Assim, organizamos alguns ítens dos quais os alunos tem interesse em conhecer sobre a Itália e vamos pesquisar. A wiki favorece a troca de informações de modo simples e com vários recursos.
Quinta etapa: Gravações ???????
SAIBA MAIS SOBRE:
Histórias da Rádio Novela
Efeitos sonoros
Sonoplastia
Sons de trens e locomotivas
Efeitos Sonoros2

Nenhum comentário:

Postar um comentário