O Projeto Loguinho pretende fazer do aluno um agente da sua aprendizagem. Onde o criar e construir conhecimento ...
Trabalhar a lateralidade pode ser um bom argumento para que as crianças comecem a se familiarizar com o ambiente Logo. Uma história recheada de fantasia e emoções contagia os pequenos e é sempre lembrada.
Primeira Etapa: Numa floresta muito longe daqui mora uma tartaruga chamada Tat. Ela é muito esperta e simpática. Adora passear pela floresta e de matemática. Porém, quase nunca sai de casa. Vocês imaginam que ela tem muito medo de sair sozinha. Alguém sabe por quê? Isso mesmo lá existem muitos amimais selvagens. Vamos desenhar a Tat lá no KolourPaint?
Segunda Etapa: Solicitar que as crianças tragam bonecos de animais que vivem na floresta. Traçar no chão com fita de cor um trajeto (desenho de uma escada,...), para que a Tat percorra com a orientação das crianças. Quem lembra da nossa amiga Tat? Onde ela mora? Como ela é?Muito bem. Em que lugar a Tat esta? Deixar que as crianças escolham o ponto de partida e chegada da Tat através de imagens ( casa, supermercado, escola, ...) Para onde ela vai? Será que ela consegue sozinha? Por quê? Vamos fazer companhia a Tat no caminho? Toda vez que ela chegar num "cruzamento" colocar um animal para que ela não siga aquele percurso. Como a Tat entende o que nos queremos que ela faça? Vamos experimentar? Quem vai mover a Tat? Pelo traçado do chão para onde a Tat deve ir? ( parafrente, gireesquerda, ...). No KolourPaint os alunos desenharam o percurso da Tat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário