quarta-feira, 22 de maio de 2013

PROJETO: ALFABETOS

 
Produzidas: Isabella e Mikael 1º ano


Nome do Projeto: Alfabetos
Professoras: Claúdia Balem Daniel, Daniela Pagliarin, William H. Schneider e Ivone Brandt
Turma: 11, 12 e 21 Ano 2013 Tempo: primeiro e segundo trimestre



Problema:

Quem já não teve a tarefa de colocar palavras, nomes, livros, ... em ordem alfabética e teve de recorrer verbalmente a essa ação! Na escola uma alternativa que pode ser adotada junto da informática educativa é a construção de alfabetos a partir de temas propostos ou escolhidos pelos professores e alunos. Essa tarefa tornasse muito atrativa e desafiadora. Lembrar de alternativas para cada uma das letras do alfabeto faz com que tenhamos que colocar nossos neurônios para funcionarem. Temas como nomes de animais, nomes de frutas, nomes de profissões, nomes de flores, nomes de brinquedos, ...
A opção pelo tema pode ser livre ou orientada conforme a necessidade do planejamento. Uma maneira de fomentar o interesse é disponibilizar um computador para que os alunos possam ir pesquisando novas palavras na internet com a letra que necessitam e detalhes nas imagens que encontram destas palavras.
Outra dica é a diversificação de séries que podem trabalhar com esse projeto.




Planejamento:

Objetivo: Oportunizar aos alunos a exploração dos recursos tecnologicos disponiveis no ambiente escolar estabelecendo relações que qualifiquem  a construção dos vários conhecimentos, afim de ampliar suas relações  com o meio.
Recursos: KolourPaint, editor de apresentação, impressora, Cds, internet, folhas, molas, perfurador, capa plásticas, …
Período: 1º e 2º trimestre


Execução:

Primeira etapa:

Explicação das intenções do projeto, cabe aqui fazer com que os envolvidos saibam das intenções do trabalho que se almeja e de como foi pensado. Nesse momento é importante ouvir a voz de todos no que diz respeito as adequações que venham a contribuir com o desenvolvimento do projeto.


Segunda etapa:

1ºs anos: Organização das duplas e combinação de quem irá desenhar primeiro, quem irá pintar, escrever,... Aqui cada dupla deve se organizar individualmente. Utilizando o KolourPaint escolhem uma letra e um animal para desenhar. O professor do LIE vai mostrando aos alunos como recortar e colar o desenho depois de pronto no editor de apresentação (Essa ação deve ser mostrada a cada figura produzida, pois geralmente com o decorrer do tempo as duplas vão se familiarizando com o processo e realizando-o automaticamente). No editor de apresentação a dupla vai escrever o nome do animal (Nessa etapa o professor titular faz as intervenções quanto a escrita e o professor do LIE observa o método e passa a auxiliar da mesma forma). Recortamos a ilustração e colamos no editor de apresentação. Deixem aberto os dois aplicativos para facilitar o trabalho.

2ºs anos: A dupla escolhe o tema (frutas, profissões, animais, …), no editor de apresentação listam as palavras que iniciam com a letra ... Deixe que cada dupla escreva uma lista de palavras conforme são lembradas. Procure dar dicas, quando solicitarem ajuda e não palavras, precisamos exercitar o pensar de nossos alunos. Tenha já organizado pastas com imagens sobre os assuntos escolhidos pelas duplas (animais, frutas, brinquedos, profissões, …), para que eles possam ilustrar suas listagens.





Depuração:

O que vocês acharam do trabalho?
O que foi mais fácil?
O que foi mais difícil?
O que fariam de diferente no trabalho se fossem fazê-lo de novo?

Apresentação:
A listagem do alfabeto dos primeiros anos foi imprimida e organizamos uma agenda de telefones, para cada aluno depois de encadernadas foram preenchidas na sala de aula com o endereço e telefone dos colegas.
O segundo ano além de listar palavras, ilustrar com uma imagem, formou frases e gravamos as apresentações em Cds para cada aluno levar para casa e mostrar a família.

Avaliação:

A avaliação será realizada durante todo processo com o objetivo de qualificar e valorizar o processo de construção. A depuração servirá como parâmetro para próximos trabalhos e ponto ápice do processo avaliativo dos envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário