sexta-feira, 25 de maio de 2012

Projeto: Lápis e Pincel

Lápis e Pincel é o projeto dos alunos da turma 42 da professora Luciana. Tinhamos inicialmente o propósito de descrever os personagens do texto Lugarejo do autor Natal Chiarello. Porém a ilustração que acompanhava o texto deixava alguns itens mencionados pelo autor de lado. Os alunos não tiveram dúvida. Resolveram dar um novo visual ao enredo usando o KolourPaint.

Lugarejo
                                                   Natal Chiarello


Seis casas. O cemitério. A escola. As laranjeiras. O resto de um exército de pinheiros. O mato trepando nos morros vizinhos. O milharal. Os vinhedos agarrando-se histericamente aos encostos que os mantêm. A estrada estreita, vermelha e sinuosa. O tapete de capim em frente da igreja. A cruz encimando o portão do cemitério. Cavalos e vacas pastando num potreiro. Marrecos chafurnando na água lamacenta das poças. Galinhas cacarejando. Grunhir de porcos. O sino suspenso entre dois suportes apodrecidos, cai-não-cai. ...

Quantas histórias podem ser contadas através de uma imagem. As obras de Tarsila do Amaral são cheias detalhes que facilitam a leitura, a reinterpretação, a criação de novos significados com base no referencial, num texto visual que pode estar explícito ou implícito na obra final.



Nenhum comentário:

Postar um comentário