O Projeto Tartarugando vai desvendar o mundo das tartarugas. Os quartos anos, turma 41 e turma 42 das professoras Eliane e Luciane prometem desvendar todas as informações que tiverem relação com este assunto. Acompanhem e vejam se realmente eles vão vencer esse desafio.
Primeira etapa: Os alunos iniciaram o projeto exlorando a linguagem logo a partir do deslocamento da Tat sobre um trajeto traçado no chão. Deslocar a Tat foi uma tarefa simples, a dificuldade maior foi determinar o valor do giro que levaria a Tat para o percurso do próximo deslocamento. Muitas foram as sugestões, então entregamos o transferidor para que os alunos determinassem o valor do giro. Conversamos um pouco sobre as tartarugas quanto a sua s características, classificação, habitat, alimentação, ....
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Exploração dos comandos Kturtle no solo. |
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Quanto a Tat deve girar para fazer o caminho. |
Segunda etapa: Estamos com um problema quanto a versão do Kurtle instalado no LIE. Essa versão não tem o idioma em português. Para não pararmos o projeto resolvermos construir um mapa conceitual sobre as Tartarugas. Partimos das informações que haviam sido mencionadas na aula anterior e os alunos já iniciaram uma pesquisa na internet para coletar mais dados.
Solução do idioma
(http://diariodeuminformata.wordpress.com/2010/11/12/kturtle-no-ubuntu/)
1.º Passo – Instalar o kturtle no Ubuntu
sudo apt-get install kturtle
2.º Passo – Instalar o pacote de idiomas do kde
sudo apt-get install language-pack-kde-pt
3.º Passo – Abrir o programa e alterar a linguagem de script
Clique no menu Configurações e escolha a opção Linguagem dos scripts – Português (pt_BR)
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Desafio da escada |
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Percurso do desafio escada |
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Um giro completo? 360º |
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Meio giro? 180° |
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Um quarto do giro? 90° (ângulo reto) |
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"Profe era só mostrar aqui!" |
Terceira etapa: Hoje trabalhamos pela primeira vez com o Kturtle, linguagem Logo usada no Linux, com o desafio da escada. Mostrei aos alunos o traçado na mesa e pedi para que reproduzissem. Como não haviam experimentado o programa os comandos foram sendo escritos a partir do que haviam explorado no solo. Com alguns questionamentos e a troca de informações entre o grupo as telas começaram a ser rabiscadas. Uma dupla voltou a mesa e descreveu numa lista todas as etapas do percurso. Também questionaram a posição da Tat na tela, pois queriam fazer mais degraus... Expliquei a tela como um traçado de linhas as quais denominei "X eY" e atribui valores a elas ...
Terceira etapa: Hoje