sexta-feira, 25 de maio de 2012

Projeto: Lápis e Pincel

Lápis e Pincel é o projeto dos alunos da turma 42 da professora Luciana. Tinhamos inicialmente o propósito de descrever os personagens do texto Lugarejo do autor Natal Chiarello. Porém a ilustração que acompanhava o texto deixava alguns itens mencionados pelo autor de lado. Os alunos não tiveram dúvida. Resolveram dar um novo visual ao enredo usando o KolourPaint.

Lugarejo
                                                   Natal Chiarello


Seis casas. O cemitério. A escola. As laranjeiras. O resto de um exército de pinheiros. O mato trepando nos morros vizinhos. O milharal. Os vinhedos agarrando-se histericamente aos encostos que os mantêm. A estrada estreita, vermelha e sinuosa. O tapete de capim em frente da igreja. A cruz encimando o portão do cemitério. Cavalos e vacas pastando num potreiro. Marrecos chafurnando na água lamacenta das poças. Galinhas cacarejando. Grunhir de porcos. O sino suspenso entre dois suportes apodrecidos, cai-não-cai. ...

Quantas histórias podem ser contadas através de uma imagem. As obras de Tarsila do Amaral são cheias detalhes que facilitam a leitura, a reinterpretação, a criação de novos significados com base no referencial, num texto visual que pode estar explícito ou implícito na obra final.



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Criar imagens digitais


 

No Wordle   você tem varias opções para trabalhar com palavras e textos. escolher a fonte, o layout, as cores, palavras, textos, ... Muito interessante.

Projeto: Troca, Troca de Consoantes

 O projeto de informática educativa da turma 22, do segundo ano da professora Ieda,  estão organizando um livrinho diferente de palavras. Para isso vão usar o editor de apresentação e um slide para cada grupo de palavras. As ilustrações deste trabalho serão diversificadas: gifs,  fotos, desenhos alunos,  mosaico de palavras, ...

http://www.wordle.net/create
Primeira etapa: A professora lista no quadro uma palavras, por exemplo CASA. Os alunos deverão escrever outras palavras modificando apenas as consoantes, por exemplo FADA, GATA, ... Nessa etapa vamos fazer um mosaico ou wordle das palavras listadas. Para utilizálo como ilustração capture a imagem do mosaico depois de pronto com a tecla "Prtscr". Salve a imagem e insira no slide.
Obs.: Deixe que os alunos primeiro escrevam no slide a relação de palavras para depois copiá-las e usar o wordle. Assim você terá tempo para questioná-los sobre a estrutura da palavra.
Segunda etapa: Nessa etapa vamos listar palavras que tenham alguma das dificuldades ortográficas (rr, ss, ch, x, d, t, ...).

domingo, 6 de maio de 2012

Projeto: Site da Minha Escola



 O projeto de informática educativa da turma 41, da professora Vera, vai organizar todo material para publicarmos o site da nossa escola. Para darmos início ao projetos precisamos estar a par de muitas coisas como: plágio, direitos autorais, manipulação de imagem, conhecermos alguns sites de escolas,...

Primeira etapa: Cuidados que devemos ter na internet, para isso os alunos assistiram ao video da GVT e conversamos sobre o assunto.

Segunda etapa: Vamos visitar alguns sites das escolas de nossa região. Listarmos itens que podem fazer parte do nosso trabalho.  Dividirmos os ítens em duplas e iniciarmos um levantamento de informações que vamos buscar.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Palestra: Integração de Tecnologias às práticas escolares e ao curríulo

Palestra: Integração de Tecnologias às práticas escolares e ao curríulo com a Professora Dra Maria Elisabeth de Almeida.

















sexta-feira, 20 de abril de 2012

Projeto: Descobrindo o KolourPaint


O desenhar deve se tornar um habito para nossos alunos. Assim, como lhes ensinamos a escrever, ler, calcular devemos gradativamente propiciar-lhes a evolução de seu grafismo. Questionar, traçar, mostrar detalhes,... podem contribuir de forma significativa para este desenvolvimento. Geralmente com as crianças mais pequenas abrimos o Paint do pc para que  para que comecem a se familiarizarem. No Linux  Educacional 3.0 o editor gráfico é o KolourPaint. Pensando um projeto de informática para os alunos da educação infantil resolvemos explorar suas ferramentas para que eles ganhem mais autonomia ao desenhar. 


Primeira etapa: Inicialmente riscamos a tela com o pincel e solicitamos as crianças que preenchessem cada espaço em branco de uma cor usando o balde sem tocar na linha preta traçada. Nessa etapa as crianças exploraram o pincel, caixa de cores e balde.


Segunda etapa: Espalhamos pela tela figuras geometricas para que os usando a tesoura montassem uma casa. No KolourPaint existe a possibilidade de preenchermos espaços em branco com o fundo transparente. Isso ajuda muito, pois ao cortar se a criança levar um pedaço do fundo ele não ficará sobreposto a figura em que a criança irá  colocar o que recortou.

Terceira Etapa: Na aula de hoje os alunos tinham três desafios: 1-Digitar a senha do computador. 2- Abrir o KolourPaint. 3- Preencher a tela de uma cor e desenhar com a borracha. O Leandro desenhou ele e a mãe. 


Quarta Etapa: Usando as figuras geometricas do KolourPaint os alunos deverão desenhar os vagões do trem. Observar com os alunos que existem três opções para o preenchimento das figuras. 

Quinta Etapa: ILUSTRANDO E CONTANDO HISTÓRIAS
Navegando pela rede encontramos uma sugestão da Professora Isabel para trabalharmos com o KolourPaint. Utilizando os blocos lógicos vamos contando por partes a  seguinte história. Os alunos desenham no KolourPaint.
Parte1- Era uma vez três amigos
Parte2- que encontraram três amores e se casaram.
Parte3- Quem casa, quer casa
parte4- ou até mesmo um carro.
parte5- Um dia todos se encontraram e já tinham filhos.
parte6- Foi uma festa! Resolveram comemorar fazendo um piquinique no bosque.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Projeto: RADIONOVELA


O projeto radionovela nasceu da montagem de um acróstico em que o 4º ano, turma 41, estava encaixando nomes de objetos utilizados no passado a palavra ANTIGAMENTE. A palavra radionovela surgiu e a professora Eliane explicou do que se tratava. Os alunos acharam graça do processo e queriam saber mais sobre o assunto. Pesquisamos na internet e achamos um video que mostra como era feita a sonoplastia das radionovelas. Eles gostaram da idéia e combinamos de gravar alguns sons na próxima aula para montarmos um banco de sons, que posteriormente será utilizado para a nossa radionovela.  

Primeira etapa: Vamos iniciar o trabalho explorando equipamentos que podem gravar sons e  extensões em que estes podem ser gravados. Organizar uma listagem de sons que podem fazer parte do banco de sons (cachorro, apito, porta, ...). Gravar alguns sons. Avaliar a qualidade das gravações com os alunos. Deixar que eles coletem os sons e alimentem o banco de sons.  
Segunda etapa: Em sala de aula alunos vão ler o livro DemoVia do cartunista Carlos Iotti que tem como tema a colonização italiana na região.  Ele será o texto base para nossa radionovela.  
Terceira etapa: Exploração e testes no DosVox para gravação do texto.
Quarta etapa: Criamos uma wiki para que durante os espaços vagos das gravações pudessemos ocupar o tempo de todos. Assim, organizamos alguns ítens dos quais os alunos tem interesse em conhecer sobre a Itália e vamos pesquisar. A wiki favorece a troca de informações de modo simples e com vários recursos.
Quinta etapa: Gravações ???????
SAIBA MAIS SOBRE:
Histórias da Rádio Novela
Efeitos sonoros
Sonoplastia
Sons de trens e locomotivas
Efeitos Sonoros2

quarta-feira, 11 de abril de 2012

IGovSP

Nesse endereço você encontra vídeos que explicam as tecnologias da Web 2.0 ( Wiki, Blog, Moodle, ...) e um passo a passo pra trabalhar com elas, numa línguagem simples e direta.  Parabéns ao governo de São Paulo pelo excelente material e criatividade em publicá-lo.

terça-feira, 10 de abril de 2012

quinta-feira, 15 de março de 2012

Projeto: De Fato em Fato, Linhas do Tempo

Estamos iniciando o "Projeto: De Fato em Fato, Linhas do Tempo" com as turmas dos terceiros anos 31 e 32 das professoras Vera e Celoir. A primeira delas será organizada no editor de apresentação e terá como tema "Minha Vida". Cada aluno fará uma pesquisa onde levantará informações relevante desde o seu nascimento até sua chegada na escola. Posteriormente vamos criar uma Linha do Tempo com o auxílio das TICs, com o tema Nosso Bairro e publicá-la.

Primeira etapa: Em sala de aula as professoras solicitaram que os alunos escrevessem um fato importante para cada ano de sua vida iniciando pelo seu nascimento. No laboratório de informática utilizando o editor de apresentação os alunos deram um titulo a linha de tempo de sua vida.
Segunda etapa:  Utilizando o editor gráfico KolourPaint os alunos iniciaram os desenhos que irão representar cada fato descrito na linha de tempo. Ao salvarmos as imagens estamos diminuindo suas dimensões para que não percam definição ao serem diminuidas no slide.
Terceira etapa: Voltamos a apresentação para digitarmos os fatos descritos. Como se tratam de oito anos, resolvemos que cada aluno terá dois slides para comporem sua linha do tempo.
Quarta etapa: As duplas que vão terminando começaram a inserir seus desenhos. Alguns tiveram de renomear as imagens, pois haviam esquecido de atribuir sua extensão. Outros tiveram de redimensionar tamanhos. Assim mesmo esta ficando muito bom o trabalho.

Quinta etapa:  Na internet estamos visitando os pontos mais antigos do bairro no Google Mapas e fazendo algumas pesquisas sobre eles.  Capturamos as imagens com o Ksnapshot e os alunos estão fazendo uma releitura destas imagens no KolourPaint. 
Sexta etapa: Vamos usar o Prezi para montar a linha de tempo do bairro e organizar o material que construimos (maquetes, releitura de imagens e as pesquisas). 

Saiba mais sobre:
 Modelos de Linhas de Tempo

segunda-feira, 12 de março de 2012

Projeto: Planetário KStar

O projeto planetário KStar vai ser trabalhado pelas turmas 52 da professora Vera e 53 do professor William.  O programa já esta instalado no Linux Educacional (CAMINHO: Iniciar/Programas educacionais/Geografia/Planetário).
"Este programa é um planetário. Ele apresenta uma precisa representação do céu à noite com estrelas, constelações, grupos de estrelas, nebulosas, galáxias, todos os planetas, o Sol, a Lua, cometas e asteróides da maneira em que se encontram em qualquer hora configurada, de qualquer localidade da terra. Indicado para o ensino de Astronomia e Geografia."
(http://classe.geness.ufsc.br/index.php/KStars)


Primeira etapa: Inicialmente vamos registrar o que os alunos já sabem (suas certezas) e o que gostariam de saber (suas dúvidas) sobre o assunto.
Segunda etapa: Apresentação e exploração do planetário Kstar.
Terceira etapa: Observação do movimento dos planetas em torno do sol, tempo necessário para completar o movimento de rotação e translação, ...
Quarta etapa: A partir da dúvidas e certezas listadas pelos alunos vamos organizar um Wiki (hipertexto).
Quinta etapa: 




Saiba mais:


Cores das estrelas 
Dias e noites 
Plutão

Uma frase mnemônica para lembrar a ordem é:
Meu
E
R
C
Ú
R
I
O
Velho
Ê
N
U
S
Tio
E
R
R
A
Me
A
R
T
E
Jurou
U
P
I
T
E
R
Ser
A
T
U
R
N
O
Um
R
A
N
O
Netuniano
E
T
U
N
O
(Origem:http://astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htm)
pratica-pedagogica
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Universo/sistemasolar.php
http://www.sobiologia.com.br/exercicios2.php?
http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/peguntas-e-respostas-2-da26AGdaUAI-2006.html

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Projeto: No tempo dos meus bisavós

O  Projeto "No tempo dos meus bisavós". Será desenvolvido pelos alunos dos 4º anos das professoras Luciane e . Como estamos em tempos de Festa da Uva a história vem de encontro com nossos propósitos.  "No tempo de meus bisavós é uma história muito divertida, que desenvolve o conceito de família, traçando um paralelo entre passado, presente e futuro. É um retorno às raízes na busca pela identidade. Os personagens não têm nome, eles são lembranças de um passado feliz. Os objetos evoluíram, mas deixaram saudades."
O paralelo traçado entre o passado e o presente exercita nossas memórias mais distantes,  valorizando situações corriqueiras daqueles dias, que foram  vividos por nossos bisávos e de nossos alunos quem sabe já sejam seus tataravós. A partir da sua narrativa o valor histórico de um passado muito forte, que desenvolve nas crianças a consciência de futuro. A obra da autora mineira Nye Ribeiro e do ilustrador Pierre Trabbold é editada pela Editora do Brasil. Possui 22 páginas.
Primeira etapa: Contação da história "No tempo de meus bisavós".
Segunda etapa: Acróstico da palavra antigamente (encaixando palavras que lembrem objetos do passado).
Terceira etapa: Montagem da árvore genealógica da família (tataravós, bisavós, avós, pais, irmãos, ...).
Quarta etapa:  Muitos objetos que hoje fazem parte de nossas vidas nem sempre existiram.  É claro que a tecnologia  tem contribuído para a melhoria de cada um de forma significativa. Você saberia dizer quem inventou algum dos objeto que faz parte de sua vida? Então é hora de pesquisarmos um pouco. Criação de uma tabela para coletar os dados levantados no editor de texto (invento, inventor, ano, país, imagem,...). Combine o que cada dupla vai pesquisar. No final as duplas podem trocar informações e ampliar suas pesquisas.
Quarta etapa: Produção de texto  "No tempo dos meus bisnetos". Nessa etapa as duplas produziram textos mencionando o presente e imaginando o futuro.
Quinta etapa: Giro de leitura, nas duplas os alunos fizeram a leitura dos textos produzidos pelos colegas.
Sexta etapa: Apresentação do texto coletivo das professoras Luciane e Ivone no projetor de mídia...  Exploração das ferramentas de formatação do editor de texto.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

GLOGSTER

O que é o Glogster EDU?

• Uma plataforma baseada na tecnologia Web 2.0 que permite juntar fotos, vídeos, texto, áudio e muito mais em um único poster online interativo.

• Uma inovadora e criativa solução digital para educadores para ajudar a manter os alunos ENGAJADOS e tornar o aprendizado mais divertido!

• Uma interface fácil desenvolvida para apresentar conceitos básicos para seus alunos.

• Uma série de mecanismos para trabalho em grupo para permitir a seus alunos publicar e compartilhar suas criações e colaborar com outros usuários em esforços coordenados.

• Uma sala de aula virtual segura, confiável, privativa e monitorada por professores.

• Uma valiosa ferramenta de aprendizado que pode ser usada em vários temas, incluindo matemática, ciências, história, tecnologia, arte, fotografia, música e muito mais.

• Uma ferramenta para incentivar as habilidades de seus alunos e o progresso ao longo dos anos.

• Uma plataforma virtual, digital e educacional que transcende idade, sexo, curriculum, assunto, escolaridade, tipo de escola, lugar, etc.

Como funciona

Estou organizando um caderno com a descrição e funcionamento das ferramentas do Glogster. Tratasse de um cartaz virtual muito simples e fácil  de utilizar. O  meu filho Diego de sete anos, trabalhou com algumas ferramentas sem explicação, apenas vendo eu explorar algumas possibilidade. Quando terminar público. Abaixo uma colinha dele.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projeto: Conheço, Logo, Explico


Animais são tema de interesse de nossos alunos, que conhecem muito do assunto e com o tempo vão agregando ainda  mais informações. Pensando nisso a professora Luciane da turma 43 organizou o "Projeto: Conheço Logo Explico". Esse projeto vai se utilizar do Prezi para contar o que sabe sobre um animal escolhido pela dupla.
1ª etapa: Junte o maior número de informações sobre o animal que deseja explicar (nome científico, reino animal, família, habitat, alimentação, tempo de gestação, tempo de vida,  peso, ...).
2ª etapa: Apresentação das possibilidades do Prezi com o projetor de mídia pelo professor.
3ª etapa: Construção da apresentação no Prezi pelos alunos. 

Visite e conheça mais:
classificaçãobdos animais
animais vertebrados
Ciências - 10.Animais Vertebrados e Invertebrados Parte 1
Ciências - 10.Animais Vertebrados e Invertebrados Parte 2

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Projeto: Imigração Italiana



                                      (Desenho do aluno Gabriel da turma 42)
Os 4º anos da tarde estão organizando um livro que resume a história da imigração Italiana em nossa cidade.  Montaram slides sobre: a saída na itália, o início da colônia, o lazer, a saúde, as tradições, familiares, ... para cada slide são produzidas imagens para ilustrar o tema. Em cada desenho vamos instigando detalhes (O que há na xícara? Está frio ou quente? Como quem vê pode saber?, ...),  isso tem qualificado muito a produção de cada dupla. As duplas que terminaram primeiro escolheram fotos que retratam a colonização e desenharam-nas para utilizar na capa. 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Menino Curioso

Este software foi desenvolvido pelo professor José Antônio Borges. Contém 12 atividades para a fase da alfabetização.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Projeto: AnimaAção no Impress






Quando iniciamos o projeto percebi o interesse imediato dos alunos. Bastou mostrar algumas possibilidades e logo o trabalho começo a ganhar dimenssões. Um mergulho numa piscina, uma flecha que explode um alvo, um cavalo no campo, torres atingidas por aviões, pessoas caminhando, ... Enfim, as idéias passam a ganhar vida. Um projeto simples e atrativo, porém com um campo de aplicação muito rico e vasto: Germinação, as grandes navegações, orgãos e sistemas do corpo humano, movimentos da terra, fases da lua, etc.
Primeira etapa: Criação de uma animação pela dupla livre.
Segunda etapa: Apresentação das animações produzidas.
Terceira etapa:
Os alunos do 5º ano, turma 53, solicitamos que observassem e levantassem situações vista em nossa comunidade em que não há respeito ao convívio social. A partir dessa constatação cada dupla deverá criar uma animação que alerte e eduque as pessoas para o fato. Anteriormente essa turma havia feito o mapa conceitual da "Cidade Feliz" depois de assistir o filme "Cidade das Crianças". Assim o desafio lançado faz parte do projeto que tem como objetivo conhecer e fortalecer o convivio social mais solidário e humano.
Aprendi a ser feliz
O mundo da voltas
 Os alunos do 5º Ano, turma 51, vão trabalhar com animações do funcionamento de orgãos e sistemas do corpo humano( Exemplo:  transporte do sangue venoso e artérial pelo corpo). Estão na internet procurando imagens que auxiliaram nas animações. 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

SEBRAN

No ABC do SEBRAN você encontra figuras, músicas e jogos educativos para a etapa da alfabetização. O programa é executado em português, francês, inglês, espanhol e alemão.
Apresenta 12 atividades: Quantos?, Somar, Subtrair, Multiplicar, Aponte a figura, Primeira letra, Memória, Memória de palavras, Forca, Chuva ABC, Chuva de Letras e Chuva 1+2.
Roda no Linux.


Baixar ABC do SEBRAN

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto: Quem Inventa Uma Bruxa, Conta Uma História ...







Conhecemos muitas histórias de bruxas. Algumas são más, outras boazinhas, atrapalhadas, espertas,... Que tal criarmos nossas próprias bruxas e bruxos e contar sua história. Comece a pensar. Como é essa bruxa? Onde vive? Com quem ela mora? O que ela mais gosta de fazer? Qual seu animal de estimação? Quando vai passear anda de... Quem são seus amigos?


Primeira Etapa: Para diversificar as histórias liste com os alunos bruxas. Exemplo: A Bruxa dos Doces, A bruxa do Mar, A bruxa dos dentes, A bruxa cozinheira, a bruxa astronauta,... Deixe que eles criem. Depois faça com que dupla escolham a sua bruxa.


Segunda Etapa: Usando um editor gráfico no laboratório de informática eles irão desenhar a bruxa. Nessa etapa é importante trabalhar as características fisicas( gorda, magra, jovem, velha, alta, baixa, bonita, feia,...


Terceira etapa: Elaboração da história. Participe dessa etapa bem de perto para que os alunos criem o gosto pela história. Faça de sua abordagem uma via de criação. Quem sabe o laboratório possa ser o local ideal para isso, pois eles podem voltar atrás, alterar a qualquer momento sem ter de apagar, riscar, recomeçar.


Quarta Etapa:Impressão, encadernação, montagem do livro das bruxas da turma.


Quinta Etapa: Tarde de autógrafos. Organize um chá com guloseimas e combine que todos venham vestidos de bruxa e bruxos. Convide um familiar de cada aluno e organize a contação das histórias criadas.


Nomes de Bruxas: Meméia, Mortiça, Medéia, Esmeralda, Gricelda, Lucinda, Morgana, Sabrina, ...


Livros de bruxas: Bruxapéu - Lia Zart, A festa de Bruxapéu - Lia Zart, Sopa de Bruxa - Jung Hae-Wang, O Castelo da Bruxa Confusa - Bo Geum Cha, A Bruxa mais velha do mundo - Elizete Lisboa, A Bruxa Catuxa - Marlene de Fátima Gonçalves, ...

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Projeto: Deu a Louca nos Contos de Fadas



                                    ( Júlia e Eduarda 2º Ano Turma 22)
 
Os alunos dos segundos anos das turmas 21 e 22 vão recontar contos de fadas e ilustrá-los, porém irão recriar situações novas para os personagens de suas histórias. Por esse motivo o nome do projeto. Vamos ver a que nível de loucura esses contos vão chegar?
Primeira Etapa: Listagem e escolha dos contos de fada pelas duplas de alunos e ilustração da capa.
Segunda Etapa: No editor de apresentação colamos a primeira imagem feita pelas duplas como capa. No segundo slide os alunos começaram a reescrever o conto. A ilustração de cada uma destas "páginas" será feita após a escrita, a fim de haver relação entre a imagem e texto.
No início de cada aula combinamos (professores e alunos), que enquanto abrimos o editor de apresentação e vemos onde o trabalho de cada dupla parou na aula anterior os demais abrem a pasta de jogos e aguardam jogando. Quando me aproximo da dupla eles já fecham a pasta de jogos e aguardam para iniciar o trabalho. Numa semana começamos em uma ponta na outra em outra. Isso diminui a ansiedade dos que esperam os ocupa naquele momento. Durante a aula trabalham simultaneamente com o editor de apresentação e gráfico.

CONTOS LISTADOS:A Princesa e o Sapo
João e Maria
Cinderela
A Bela Adormecida
Rapunzel
A Bela e a Fera
Os três Porquinhos
Chapeuzinho Vermelho
A Branca de Neve
Os três Porquinhos
O Patinho Feio
Pinóquio
O Gato de Botas
Peter Pan


Recursos: Editor gráfico, livros de contos, editor de apresentação. Cds, impressora, tinta, folhas.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Flipbook



Você sabe o que é um Flipbook?
Segundo a Wikipédia "Coleção de imagens organizadas seguencialmente, em geral em formato de livreto para folhear dando a impressão de movimento, criando uma seqüência animada sem a ajuda de uma máquina." Estas foram refeitas por mím utilizando o Inkscape é um software que trabalha com a produção de vetore (desenhos com alta definições).

Download Inkscape




quinta-feira, 7 de julho de 2011

Projeto: 5ª Légua Travessão Santa Tereza


O Projeto "5ª Légua Travessão Santa Tereza" foi o título escolhido pelos alunos dos terceiro, turma 31 da professora Gesiane. Os alunos da turma 32 da professora Simone aderiram ao projeto. Mas do que trata esse assunto? Para esclarecer esta dúvida acompanhe o desenrolar das etapas deste projeto.
Primeira Etapa: Levantamento da história do Travessão Santa Teresa.
Segunda Etapa: Visita a Comunidade de São Romédio e ao Centro de Cultura Ordovas.
Terceira Etapa: No LIE registro dos dados levantados: Descrição, ilustrações, paralelo entre o ano de 1876 e 2011(moradia, comércio, transporte, ruas, educação, ...), exploração do google maps quanto a localização do Travessão Santa Teresa no mundo, captura de imagens ( limites, principais pontos do travessão hoje).

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Projeto: Desenhando e Cantando Músicas dos Anos 50, 60, 70 e 80



Quando o Projeto: Desenhando e Cantando foi proposto à Turma 41 do Quarto Ano a resposta em coro foi um Buuuuuuuuuu. Diante do acontecido pedimos alguns créditos a turma e fossem até o You Tube e digitassem Celi Campero e ouvissem algumas de suas músicas. No final perguntamos: O que acharam? "Elas contam histórias."

Letras das músicas de Celi Campero
Letras das músicas de Rosemary
Letras das músicas de Erasmo Carlos
Letras das músicas de Roberto Carlos e Erasmo Carlos
Letras das músicas de Kid-abelha
Letras das músicas de Roupa Nova
Letras das músicas As Frenéticas

Eduardo e mônica


terça-feira, 7 de junho de 2011

Projeto: Polenta...













Quando os alunos do quarto ano turma 42, da professora Marilene, chegaram no laboratório perguntei o que haviam feito na sala de aula para iniciarmos o novo projeto. Eles me responderam que haviam feito "POLENTA"(prato típico da cozinha italiana). Achei graça. O que eles haviam iniciado era a construção de um mapa conceitual sobre água. Nessa etapa apenas levantaram conceitos a partir de suas experiências. No LIE construiram um novo mapa com os conceitos já adquiridos em sala de aula e organizaram as relações existentes entre eles.
O que mais chamou a atenção da professora foi a organização do espaço. A fala mais frequente foi "...não tem espaço para tantas palavras..". Isso significa que muitos conceitos foram assimilados,
segundo a professora Marilene. Com esse trabalho observasse de modo concreto, o quanto cada aluno compreendeu sobre o assunto. E que os passeios de estudo Caminhos das Águas (Estação de tratamento da água, Represa do Faxinal, Estação de Tratamento do Esgoto). E no Moinho da Cascata farão uma visita ao Arroio Tega e participarão de um projeto ecológico, previstos para o próximo semestre ilustrarão os conceitos teóricos adquiridos.

sábado, 4 de junho de 2011

CRIANDO JOGOS


No site Proprofs Brain Games você pode criar seus jogos de: quebra-cabeças, forca, cruzadas,... No final jogar lá mesmo ou copiar o código fonte e inserir no seu blog.



quarta-feira, 1 de junho de 2011

MONTANDO JOGOS






No site http://educaplay.com// você monta seus jogos, atividades online que você quizer, basta se cadastrar e trabalhar.
O site é todo em espanhol(fácil de entender), mas você pode usar a barra de ferramenta traduzir do Google. Escolha o idioma para produzir suas atividades. No final ele gera um código fonte que você pode copiar e editar em suas postagens, que pode ser preenchido. Fiz uma cruzada. Coloquei apenas a imagem, pois ficou muito grande e ainda não sei como alterar estas definições.




Educação Infantil




Visitando o blog da Professora Viviane cheguei ao site Jogos Educacionais para educação infantil. No blog há várias dicas de: sites, downloads de jogos, ... Não deixe de visitar.

domingo, 15 de maio de 2011

ESCOLA GAMES




No Escola Games há jogos como: Alfabeto, vogais, formação de palavras, sílabasditados, números, música, coleta seletiva, formas, horas, tabuada, ciências, ... Tarefas comuns em sala de aula trabalhadas de forma atrativa e interessantes. Em cada etapa há um game.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Projeto: Álbum de figurinhas da turma

Recorte e colagem das figurinhas no álbum.















O Projeto Álbum de figurinhas está sendo realizado pelas turmas do segundo ano das professoras Ieda e Margot. Vamos fazer um álbum com figurinhas dos alunos, das famílias, dos professores, dependências da escola, ...
Primeira Etapa: Fotográfamos os alunos, as professoras e recortamos a cabeça. No editor gráfico KolourPaint os alunos vão desenhar um corpo para sua cabeça. Quando a dupla conclui seus desenhos recebem um professor ou dependência da escola(biblioteca, pátio, LIE,...). Evite o uso de fundos para diminuir o gasto com a impressão.
Segunda Etapa: Na internet expliquei como fazer a figurinha da família usando stick figure family (capturamos a imagem através da tecla Prtscr). Usamos uma aula para explorar e uma para fazer a família.
Terceira Etapa: Os alunos decidiram colocar seus animais de estimação no trabalho. Usamos o programa adotar animais e capturamos a imagem com a tecla Prtscr. Para os animais que não encontramos usamos gifs.
Quarta Etapa: O álbum foi dividido em: Capa, dependêcias da escola, direção, professores, alunos, famílias, animais de estimação e controle das figurinhas. Embaixo de cada figurinha foi deixado um espaço em branco para ser escrito o nome da figurinha. Dica: Use linhas e fontes simples para diminuir gastos na impressão.
Quinta Etapa: Cada aluno recebe um álbum. Conforme vão sendo imprimidas as figurinhas os alunos irão recebê-las para recortar e colar.
"A idéia inicial era de fazer com que cada aluno negociasse a troca de suas figurinhas com colegas, professores(socialização), porém o recorte delas acabou inviabilizando num primeiro momento essa ação."
Impressão das Figurinhas: Depois de nomear e numerar o álbum copiei uma figurinha no formato retrato e outra em paisagem e colei num documento de texto, para que as figurinhas tivessem o tamanho das do álbum. Em cada micro dos alunos organizei as imagens da dupla numa página, adicionei a numeração e o nome conforme a do álbum. Imprimimos uma cópia para cada aluno.











terça-feira, 3 de maio de 2011

Dia da Mães


As turmas dos primeiros anos estão fazendo um adesivo para o Dia das Mães. Estamos usando o

Word Hearts.

Os alunos escrevem seu nome e o nome da mãe, quando o coração está preenchido capturamos a imagem através da tecla PrintScren, salvamos a imagem e imprimimos. Na sala os alunos irão recortar e colocar no plástico adesivo e presentear as mães com ele. Sugestão: Digitar o nomes de todos os filhos, ...


Também vamos fazer um cd com os alunos cantando a música "SE RUA FOSSE MINHA ..."
para as mães.