quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Trilhas Scracth de Games



Orientar e acompanhar a fase de produção de jogos no Scratch é algo trabalhoso, mas acima de tudo compensador. Ver  os estudantes não desejarem sair da sua sala no final do período ou acompanhar você pelo corretor descrevendo seus processos ou indagando sobre possibilidades de desenvolvimento dos desafios propostos é algo que me realiza como educadora.
Por esse motivo os novos 5º anos irão trabalhar com a programação de jogos no Scratch.
Profª Ivone Brandt

Planejamento

Problema:

Com Scratch só podemos construir animações?  (tema trabalhado com os 4º anos em 2016)

Público:

Quintos anos 

Recursos:

Software Scracth, computadores, internet, impressora, folhas, material de apoio, encarte de supermercado ( portifólio), CDs (gravar games produzidos),...


Tempo:

 Ano letivo de 2017

Objetivos:

Despertar no estudante o gosto pela programação, utilizando a linguagem Scratch e conceitos de programação, de lógica e de matemática, levando em conta o desenvolvimento do raciocínio lógico, aprimorando a criatividade e autonomia pela busca de informações. 
Oferecer uma iniciação básica para que os estudantes possam desenvolver produção de jogos em Scratch.
Explorar os recursos disponíveis e atuais para o trabalho com programação Scratch.
Mostrar o Scratch como um recurso interativo, lúdico e fácil para o desenvolvimento de jogos. 

Execução:


Primeira Etapa:




Apresentação do Game:


- Que jogo é esse?
- Alguém conhece?


Apresentação dos recursos: 

- O Scratch pode ser usado para construir esse game?

Apresentação das "Instruções do Game":

1. Inicia quando for clicada a bandeira verde.
2. Será jogado por um jogador.
3. Os movimentos serão feitos com as setas de direção do teclado. 
4. O sprite (ator) será escolhido pela dupla.
5. Quando o sprite sair da trilha deverá voltar ao ponto de PARTIDA.

6. O jogo termina quando o ator chegar ao ponto de Chegada.



 Prezi "Game: Labirinto"


Segunda Etapa:




Terceira Etapa:


Depuração:

O que poderia ser diferente?

Apresentação:

Apresentação do jogo aos colegas da turma, professores e direção.
Mostra de trabalhos a escola, pais e visitantes.

Avaliação:
A avaliação será feita durante todo processo e terá sua culminância com a apresentação do jogo da dupla.
Avaliação das instruções solicitadas a cada etapa do Projeto Trilha scratch de Games ( jogo labirinto, jogo ping pong, jogo da maçã,  



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