domingo, 18 de agosto de 2019

"Porque são as Perguntas que movimentam o Mundo!

 Quando nossos alunos menores de 12 anos precisam pesquisar algum tema e a internet será uma dessas fontes,  além de livros, revistas, entrevistas, ... Nós professores, pais e estudantes precisamos criar estratégias para que isso ocorra em consonância e repeitando a lei de abandono digital, que muitos de nos desconhecemos, atribui aos facilitadores que essa oferta seja sempre disponibilizada da maneira mais segura e ética possível.


Links que podem ajudar a clarear essas colocações:





Planetas - Segundo ano
Vídeos:

Viajando pelo sistema solar 
Por que o céu é azul? 
Por que a Lua tem fases? 
Fases da Lua
De onde vem o dia e a noite?

Encaminhamentos metodológicos:
  • Levantamento de dúvidas e certezas sobre planetas.
  • Apresentação dos vídeos e sites listados.
  • Registro das informações,  utilizando o editor gráfico kolourpaint e o editor de apresentação ( desenho e descrição das informações).
  • Impressão. 



Como a abelhas faz o mel? - Pré II (cinco anos)
Vídeos:
Por que as abelhas fazem o mel?
De onde vem o mel? 
Mel: como ele é feito
A Dança do Requebrado

Encaminhamentos metodológicos:
  • Levantamento de dúvidas e certezas sobre abelhas.
  • Apresentação dos vídeos e sites listados. 
  • Mensagem secreta: Desenho das descobertas e envio para a professora titular.
  • Vestibular da Abelha, organizamos uma apresentação  com perguntas sobre as descobertas e fizemos aos estudantes. Cada um dos alunos e professores envolvidos receberam a medalha da abelha.  
  • Apresentação do projeto a comunidade escolar na mostra de conhecimento.
    MEDALHA DA ABELHA
    CARTAZ VESTIBULAR ABELHA
     

SLIDE DO VESTIBULAR


Caracol é Caramujo? Pré II ( 5 anos)
vídeos
Caracol o bicho mais lento do mundo
Caracol tem coração?
Caracol tem sangue? 

Encaminhamentos metodológicos:
  • Levantamento de dúvidas e certezas sobre caracol.
  • Apresentação dos vídeos e sites listados. 
  • Mensagem secreta: Desenho das descobertas e envio para a professora titular.
  • Vestibular do Caracol, organizamos uma apresentação  com perguntas sobre as descobertas e fizemos aos estudantes. Cada um dos alunos e professores envolvidos receberam a medalha da caracol 
  • Apresentação do projeto a comunidade escolar na mostra de conhecimento.
    abelha
    SLIDE DO VESTIBULAR CARACOL


Todas as plantas nascem de sementes? Pré I (4 anos)
Vídeos:
Folhas verdes

Nem todas frutas nascem de sementes?
Doces frutas
CLASSIFICAÇÃO SEMENTES



Formigas tem asas?  Pré II - C
Vídeos:

Por que formigas andam em fila?
Vida de formiga
Formidável Formiga
Formigas têm asas? 

Encaminhamentos metodológicos:
  • Levantamento de dúvidas e certezas sobre formiga.
  • Apresentação dos vídeos e sites listados. 
  • Mensagem secreta: Desenho das descobertas e envio para a professora titular.
  • Vestibular da Formiga, organizamos uma apresentação  com perguntas sobre as descobertas e fizemos aos estudantes. Cada um dos alunos e professores envolvidos receberam a medalha da abelha.  
  • Apresentação do projeto a comunidade escolar na mostra de conhecimento.


MENSAGEM SECRETA



De onde vêm a água salgada do mar? Primeiro Ano
Vídeos:
Por que a água do mar é salgada?
Por que chove?
Flutua ou afunda?

Encaminhamentos metodológicos:
  • Levantamento de dúvidas e certezas sobre água.
  • Apresentação dos vídeos e sites listados. 
  • Registro gráfico e descritivo das informações levantadas.
  • Impressão das produções e encadernação.  
  • Apresentação do projeto a comunidade escolar na mostra de conhecimento.

DENSIDADE AFUNDA OU FLUTUA

Temperos e Aromas: Terceiro Ano 

Vídeo: 
Quadra, Sopinhas e Temperos


PANFLETO
PANFLETO



















 Encaminhamentos metodológicos:
  • Levantamento do "Que sabemos sobre temperos e aromas.
  • Apresentação dos vídeos e siites listados.
  • Pesquisa: internet, livros e revistas.
  • Registro das informações,  utilizando o editor gráfico kolourpaint e o editor de texto empregando ferramentas já trabalhadas.
  • Conscientização dos alunos sobre o direito autoral ( imagens foram desenhadas  no editor gráfico pelos alunos) e a importância da produção enquanto conhecimento.
  • Elaboração de um panfleto sobre o tema de estudo.
  • Produção de imagens para ilustração dos panfletos com o editor gráfico.
  • Impressão do panfleto para mostra. 

 
Por que as flores tem cores? Terceiro Ano

Copo de Leite
Orquídeas
Margaridas
Girassol

Encaminhamentos metodológicos:
  • Levantamento do "Que sabemos sobre flores".
  • Apresentação dos vídeos listados.
  • Pesquisa: internet, livros e revistas.
  • Animação da germinação e floração das flores.
  • Conscientização dos alunos sobre o direito autoral ( imagens foram desenhadas  no editor gráfico pelos alunos) e a importância da produção enquanto conhecimento.
  • Apresentação das animações para mostra, na sala com notebooks.
ANIMAÇÂO _ GERMINAÇÂO E FLORAÇÂO DO GIRASSOL



Nenhum comentário:

Postar um comentário