segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

2016 PROJETO: Para que serve toda essa tecnologia no nosso Mundinho?




Direitos - raphaela oliveira
 
Planejamento

Problema:
 

 “Pra que serve toda essa tecnologia no meu Mundinho?”
 "Qual a relação entre aplicativos e jogos?"


Público:

Educação infantil (4 e 5 anos), primeiros, segundos, terceiros, quartos e quintos anos.



Recursos:
 

Projetor de mídia, computador, internet, celular, eva, impressora

Tempo:


4 aulas


Objetivos:

Questionar o aluno sobre como a tecnologia pode contribuir com o ato de estudar, a fim de que identifique e explore aplicativos disponíveis na rede, para ampliar e qualificar hábitos e atitudes de estudo.

Interrogar a realidade a partir de um problema e buscar soluções usando a tecnologia como suporte para o desenvolvimento do pensamento lógico, da criatividade, da intuição e da capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
 

Execução:

Primeira Etapa:
 
Questionamento:
Estamos no início de um ano letivo e precisamos aproveitar  nossos estudos para que tenhamos sucesso?

Como vocês costumam estudar e se organizar?

Como fazem para lembrar de tarefas, provas?

A tecnologia pode auxiliar nessa tarefa? Como?

Vocês sabem o que são APPs? Vocês lembram de alguns?

Quais vocês conhecem e para que utilizam?

Quem pode fazer uso deles? Existem aplicativos para crianças pequenas?

Segunda Etapa:
Apresentação do vídeo: 


Terceira Etapa:

Quintos 
1. Listagem de aplicativos que podem nos ajudar nos estudos. 
2.Divisão das duplas.
3.Escolha de um aplicativo pela dupla.  
4.O que é importante falar sobre esse aplicativo para que meus colegas o usem?
5.Montar um cartaz em uma folha A4 para divulgar esse aplicativo.
     
       Titulo do aplicativo:
       (imagem do aplicativo)
       Para que serve?
       Como Usar:
       Endereço para download:
       Dicas: 
      
       
6. Montagem do mural no corredor da escola com cartazes.

Quarto ano: Aplicativos para programar.
Terceiro ano: Aplicativos para escrever.

Segundos anos: Aplicativos para desenhar.

Primeiros anos:

Exploração do teclado (movimentar clicar e arrastar o mouse. 

                                                                                     
QUANTAS VEZES VOCÊ ACERTA O LUDI LARANJA - TICOLICOS


Arrastar mouse:  

GOTAS DE CHUVA   

FLORES E ABELHAS

Teclar:

PRIMAVERA  

GALINHAS    


PASSEIO    

NAVIO                                                 

Depuração:

Para que serve toda essa tecnologia no meu mundinho?
O que teriam feito diferente se pudessem refazer esse trabalho?

Apresentação:
Montagem de um painel sobre aplicativos.

Avaliação:
A avaliação será feita durante todo processo e terá sua culminância com a organização de um painel apresentando aplicativos e suas utilizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário