sábado, 9 de abril de 2011

Projeto: Quem economiza sempre tem!

Economizar é assunto sério no terceiro ano da professora Jaqueline, pois até o produto do trabalho segue a linha "um livro de uma página". O assunto será economia da água.
O livro terá oito páginas e imagens que tem o objetivo de conscientizar sobre o desperdício da água.
Acompanhe as etapas no LIE:

Primeira Etapa(Vamos usar o processador de texto BrOffice): 1.Iniciamos o trabalho no LIE explicando aos alunos como será feito o livrinho e que algumas imagens e texto terão de ficar de cabeça para baixo. Solicitei que cada dupla inserisse uma imagem na tela(sempre escrevo no quadro o processo: " Inserir/Figura/Do arquivo"). Depois expliquei que as imagens tem extensões e relacionei com os sobrenomes explicando que o computador lê essas extensões e identifica se são: textos, imagens,... Que imagens com extensão ".gifs"não funcionam nesse tipo de formatação. Então pedi para aumentarem e diminuirem a imagem e com ela selecionada clicassem no Formatar/Iverter/(perguntei qual a diferença entre vertical e horizontal, depois relacionei com o pôr do sol e coluna vertebral)/Iverter horizontalmente/OK (deixe que repitam o processo e testem o Iverter horizontalmente. Isso deu em uma aula.

Segunda Etapa:Inverter Caixa de texto: Cada texto deve ser inserido numa caixa de texto para poder ser invertido verticalmente. Expliquei como devem proceder para exibir a barra de ferramentas desenho que não estava a disposição no editor de texto(Exibir/Barra de ferramentas/Desenho). Depois pedi para que localizassem a ferramenta texto eescrevessem uma frase. Agora selecionem a caixa com um clique no certo vamos invertê-la(Formatar/Objeto/Posição e tamanho/Rotação/um clique sobre a posição inversa do ponto assinalado/OK). Testem novamente. Mais uma aula.

Terceira Etapa: Acróstico da capa

Quarta Etapa (visita a endereços da internet):Ciclo da água na cidade, Casa sustentável, Escola sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário