QUARTO ANO
Todo ano é preciso reinventar o nosso fazer. Algumas vezes é preciso reciclar as opções para garantirmos um aprendizado significativo. Esse ano resolvi propôr aos estudantes do quarto ano uma animação simples, usando apenas a produção de planos de fundos, para apresentar o aplicativo Scratch.
Todo ano é preciso reinventar o nosso fazer. Algumas vezes é preciso reciclar as opções para garantirmos um aprendizado significativo. Esse ano resolvi propôr aos estudantes do quarto ano uma animação simples, usando apenas a produção de planos de fundos, para apresentar o aplicativo Scratch.
Professora Ivone Brandt
Planejamento
Problema:
Quando o computador faz com que tenhamos que pensar?
Público:
Quarto Ano
Recursos:
Aplicativo scratch, computador, internet
Tempo:
Quatro aulas
Objetivos:
Oferecer uma iniciação básica para que os estudantes possam trabalhar com programação.
Familiarizar o estudante com conceitos básicos e com a programação scratch.
Mostrar o Scratch como um recurso interativo, lúdico e de fácil desenvolvimento.
Desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade, a autonomia e a capacidade de solucionar problemas.
Desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade, a autonomia e a capacidade de solucionar problemas.
Execução:
Apresentação do projeto animação.
Levantamento de temas para a animação, a partir de conteúdos já trabalhados em sala de aula.
Votação do tema pela turma.
Apresentação de animações da internet sobre o tema proposto.
Segunda etapa:
Apresentação e exploração das ferramentas do editor gráfico, do scratch, para produção dos palcos (planos de fundo).
Produção dos planos de fundo para animação:
Terceira etapa:
Apresentação:
Avaliação:
Utilizar e empregar as orientações dadas para salvar e abrir o arquivo do projeto: labirinto"Número do monitor", segundo orientações do professor.
Solucionar problemas encontrados durante a programação.
Apresentar e justificar a programação desenvolvida.
QUINTO ANO
Os quintos anos resolveram desafios com o objetivo de explorarmos comandos que poderão vir a ser utilizados na produção dos jogos produzidos.
Jogo: Labirinto Criança Segura
Situação Problema: Uma criança precisa ir de sua casa até a casa de sua avó, que mora à algumas quadras. Porém, não terá companhia de um adulto. Seus pais já lhe orientaram para evitar situações de perigo.
Orientações: Utilizando o aplicativo scratch crie um labirinto para ser percorrido por uma "criança". Nele crie obstáculos (utilizando cores), que quando forem tocados deverão informar estratégias de segurança a esta criança que transita sozinha.
Explicação da condição "se" na programação: Para explicar aos estudantes a condição se assistimos a animação do POEMA: Ou isto, ou aquilo Cecília Meireles
Jogo: Clicar
Visite o site: https://www.jogosgratisparacriancas.com/educativo/3_jogo_numeros.php e jogue.
Situação Problema:
Desafio: Crie um jogo com o nome "CLICAR", utilizando o aplicativo scratch, que reproduza a dinâmica utilizada no jogo que vocês jogaram. Ele deverá ter uma tela inicial com as instruções do jogo e uma tela com o jogo. O jogador deverá usar apenas o mouse para jogar.
Desafio: Crie um jogo com o nome "CLICAR", utilizando o aplicativo scratch, que reproduza a dinâmica utilizada no jogo que vocês jogaram. Ele deverá ter uma tela inicial com as instruções do jogo e uma tela com o jogo. O jogador deverá usar apenas o mouse para jogar.
Apresentação: Cada dupla fará a apresentação do seu programa e será questionada sobre implementações solicitadas e dúvidas pelo professor e colegas.
Avaliação: Os estudantes serão avaliados pelo interesse e participação na programação do jogo enquanto dupla. Produção de telas para implementação das instruções do jogo e aplicação. Utilização adequada dos blocos de comando da programação scratch e o funcionamento desse.
A avaliação desse trabalho me deixou bastante satisfeita, pois os estudantes começaram a fazer observações quanto ao usuário do jogo. Ou seja:
- Se o tempo determinado para abertura do jogo não for suficiente para ele ler as instruções?
- Se tiver o botão jogar, o usuário poderá determinar quando o jogo deve começar?
- Se o usuário não souber ler?
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