Todo ano me deparo com as mesmas dúvidas:
O que há de novo? O que deu certo? Como posso utilizar? O que melhorar?
Por esse motivo mãos à obra e vamos trabalhar!
Bom inicio de Ano Escolar para todos!
PlanejamentoO que há de novo? O que deu certo? Como posso utilizar? O que melhorar?
Por esse motivo mãos à obra e vamos trabalhar!
Bom inicio de Ano Escolar para todos!
Problema:
Quando falamos em tecnologias o que lhe vem a mente? O que determina algo de ser uma tecnologia?
Público:
Quintos anos e quartos anos: Construção do conceito tecnologia, mídias e combinações de Tecnomídias
Recursos:
Duas caixas;
Um cartaz "É TECNOLOGIA"
Um cartaz "NÃO É TECNOLOGIA"
Fita crepe;
Vários objetos: tesoura, lápis, caneta, folha árvore, maçã, flor, celular, isqueiro, parafuso, vela lâmpada, ...
Tempo:
Duas Aula
Um cartaz "É TECNOLOGIA"
Um cartaz "NÃO É TECNOLOGIA"
Fita crepe;
Vários objetos: tesoura, lápis, caneta, folha árvore, maçã, flor, celular, isqueiro, parafuso, vela lâmpada, ...
Tempo:
Duas Aula
Objetivos:
Elaborar os conceitos de tecnologiae mídia, através da classificação de objetos. Afim de desmistificar o computador e eletrônicos como únicas tecnologias da humanidade.
Interrogar a realidade a partir de um problema e buscar soluções usando a tecnologia como suporte para o desenvolvimento do pensamento lógico, da criatividade, da intuição e da capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
* Coloque sobre a mesa ou chão os objetos que você separou para serem classificados pelos estudantes.
* Peça aos estudantes que leiam as placas em voz alta. Após coloque cada uma na frente ou colada na caixa.
* Combine com a turma que você irá chamar o nome de um colega, que deverá escolher um objeto e colocar na caixa "É TECNOLOGIA" ou "NÃO É TECNOLOGIA".
* Durante a classificação procure ouvir a justificativa da classificação.
-Você acha que é uma tecnologia? Isso porquê?
-Você acha que não é uma tecnologia? Isso porquê?
Primeiros anos, EI 5A, EI 4A: Combinações de Tecnomídias
Segunda Etapa:
Vamos assistir:
O vídeos: O que é tecnologia? De Rags Fast
Apresentação do Prezi: Tecnomídias e Combinações do LIE.
Conversa:
O que é tecnologia? Por que criamos tecnologias?
Quem gostaria de organizar as duas caixas agora?
As tecnologias evoluem? Quais exemplos podem ser citados?
* Combine com a turma que você irá chamar o nome de um colega, que deverá escolher um objeto e colocar na caixa "É TECNOLOGIA" ou "NÃO É TECNOLOGIA".
* Durante a classificação procure ouvir a justificativa da classificação.
-Você acha que é uma tecnologia? Isso porquê?
-Você acha que não é uma tecnologia? Isso porquê?
Primeiros anos, EI 5A, EI 4A: Combinações de Tecnomídias
Segunda Etapa:
Vamos assistir:
O vídeos: O que é tecnologia? De Rags Fast
Apresentação do Prezi: Tecnomídias e Combinações do LIE.
Conversa:
O que é tecnologia? Por que criamos tecnologias?
Quem gostaria de organizar as duas caixas agora?
As tecnologias evoluem? Quais exemplos podem ser citados?
Terceira Etapa:
Linha do tempo das tecnologias coletiva entre as turmas.
Os alunos deverão pesquisar, junto com os pais, uma tecnologia e trazer uma imagem dessa, o ano em que foi inventada e o nome do seu inventor. No início de cada aula durante o mês de março iremos inserir localizar elas numa linha de tempo e identificar essas tecnologias.
Depuração:
O que são tecnologias? ( segundos, terceiros, quartos e quintos)
O que são mídias? (quartos e quintos)
O que gostou do projeto?
O que poderia ser diferente?
O que poderia ser diferente?
Apresentação:
Montagem de um painel sobre tecnologias, mídias e linha do tempo das invenções.
Registro escrito
A avaliação será feita durante todo processo e terá sua culminância com a organização de mural no corredor da escola.
Dicas Legais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário