Projeto: Tecnomídi@s
Problema:
O que vamos estudar?
O que é tecnologia?
O que é mídia?
Planejamento:
Anos: segundos, terceiros, quartos e quintos anos
Recursos: Projetor de mídia, computador, internet, cds, revistas, jornais, panfletos, ...
Tempo: 4 aulas
Objetivos:
Manipular diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
Interrogar a realidade a partir de um problemas e buscando soluções usando o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
Execução:
Primeira Etapa:
Inicialmente vamos fazer o grupo pensar. Coloque sobre a mesa diversos objetos ( papel higiênico, vela, lamparina, lâmpada, frutas, plantas, table, relógio, ...). Peça a um aluno que vá ao quadro e faça duas colunas com os seguintes nomes: tecnologias e não tecnologias. Pergunte ao grupo o que são tecnologias.A partir disso peça aos alunos que definam o que são tecnologias e não tecnologias.
Um ....(vela, lamparina, garfo, banana) pode ser considerado uma tecnologia?
Ele sempre existiu?
Quem o inventou?
Por que foi inventado?
Melhorou a qualidade de vida do homem?
Depois dessa conversa o que podemos dizer sobre o significado da palavra tecnologia?
No LIE os alunos assistem o vídeo "Comercial Itaú - crianças e a evolução tecnológica".
Qual a influência do tempo sobre as tecnologias? (Faça com que os alunos percebam que o tempo e os recursos influenciam a evolução das tecnologias).
Quem cria as tecnologias?
Porque criamos tecnologias?
Todas as tecnologias já foram criadas?
As tecnologias sempre são para fazer o bem?
Segunda Etapa:
Entregue a turma uma caixa contendo vários mídias (revista, livros, jornal, rádio, celular, Cd, Dvd, cartaz, fotografias, pinturas, esculturas, notebook, marcas de produtos(Nike, Olímpicos, ...). Comece perguntando a turma:
Com essa fotografia (casamento) o que conseguimos saber?
O que ficamos sabendo podem ser consideradas informações?
Todas as fotografias trazem a mesma informação?
Se considerarmos como mídia tudo que trás uma informação quais dos objetos dessa caixa podem ser considerados como mídias?
Terceira Etapa:
Animação: Os alunos dos quintos anos irão se organizar em duplas e produzir um roteiro para uma animação mencionando os conceitos trabalhados nas aulas. Essa animação será produzida com scratch ( software de linguagem de programação Logo).
Apresentação: Os alunos dos quartos anos vão organizar uma apresentação utilizando os recursos disponíveis. As duplas deverão explicar e organizar uma sequência de slides, que explique os termos trabalhados em aula.
Linha do Tempo: Com alunos dos terceiros anos vão construir uma linha do tempo sobre tecnologias, utilizando o editor de apresentação. Para cada item da linha deverão ser informados: representação gráfica e o nome da tecnologia, ano, inventor e sua nacionalidade.
Produção de Imagens: A imagem também informa é isso que os alunos do segundo ano vão provar. Utilizando o editor de imagem cada dupla irá representar uma palavra (cidade, praia, fazenda, jardim, casamento, aniversário,...) com as quais será organizada uma apresentação delas e de alguns dos quadros do artista Van Gogh, para que os alunos identifiquem seus temas.
Mídias Segundo Ano Turma 22 |
"O Quarto" do artista Vicent Van Gogh |
Do que essa música fala?
A música que ouvimos pode ser representada por qual imagem? Por quê?
Será que essa música é um samba? Um rock? Uma ópera?
A música que ouvimos pode ser representada por qual imagem? Por quê?
Será que essa música é um samba? Um rock? Uma ópera?
Vocês já viram uma banda?
Conhecem essa voz?
Conhecem essa voz?
Depuração:
O que acharam do trabalho?
O que teriam feito diferente se pudessem refazer esse trabalho?
Apresentação:
Construção da linha de tempo das "tecnologias".
Organização de um painel contextualizando Tecnologias e Mídias.
Apresentação dos vídeos.
Mural das mídias gráficas.
Avaliação:
A avaliação será feita durante todo processo e terá sua culminância com a apresentação dos vídeos produzidos.
Ivone, sempre dou uma olhada no que você anda fazendo e fiquei encantada com seu trabalho de Tecnomídias. Você está sempre a frente, estou com as séries finais, vou indicar seu site para a nossa profe da tarde (ainda não temos) Obrigada!!! Grande abraço de quem te admira muito! Vera Medeiros!!
ResponderExcluirVolte sempre!
ResponderExcluirBjs Profª Ivone Brandt