ESCREVER É A ARTE DE CORTAR PALAVRAS
Projetos que contemplem o ato de escrever podem ser iniciados muito antes da ação de escrever. Com nossas turmas de educação infantil, por exemplo. Se pensarmos no ato de escrever como um exercício mental. No link acima é possível compreender o que digo. E para não parecer ainda mais presunção de minha parte coloco aqui as palavras de Paulo Freire.
"Uma imagem tem força, ela pode romper e mudar a forma de a gente pensar"
professor João Kulcsar
Primeiros Anos:
Quando trabalhamos com a ilustração de textos temos a oportunidade de compreender onde os alunos estão em suas aprendizagens e desenvolvimento, proporcionando a nos professores um novo olhar para as aprendizagens que serão desencadeadas.
Segundos Anos:
Terceiros Anos:
Quintos Anos:
A turma 52 começou um novo projeto no LIE, que vai produzir HQs com o tema "Revolução Farroupilha".
Na aula de hoje visitamos alguns endereços para avaliarmos as funcionalidades, as possibilidades e as necessidades quanto as produções das duplas nesse projeto. Conheça alguns dos endereços visitados:
Projetos que contemplem o ato de escrever podem ser iniciados muito antes da ação de escrever. Com nossas turmas de educação infantil, por exemplo. Se pensarmos no ato de escrever como um exercício mental. No link acima é possível compreender o que digo. E para não parecer ainda mais presunção de minha parte coloco aqui as palavras de Paulo Freire.
"Uma imagem tem força, ela pode romper e mudar a forma de a gente pensar"
professor João Kulcsar
Educação Infantil:
A menina da chuva narra a história de uma menina que vive numa cidadezinha na qual as cores determinam as relações entre os membros. Em Filmes que voam oferece filmes com libras e audiodescrição, você pode se cadastrar e fazer download. Combinamos que assistiriamos o vídeo e depois conversariamos sobre ele. Todos prestaram atenção e no final enquanto retomava a cena os questionava sobre as ações dos personagens.
Como é o nome da menina?
Por que a menina saiu do balanço?
A menina não brincou de boneca com as outras meninas por quê?
O que os balões tinham de semelhança com quem os ganhava?
Como ficou a menina depois que ganhou o balão?
Por que a mulher colocou o gato para fora de casa?
Na loja de animais a menina encontrou o que?
Quando trabalhamos com a ilustração de textos temos a oportunidade de compreender onde os alunos estão em suas aprendizagens e desenvolvimento, proporcionando a nos professores um novo olhar para as aprendizagens que serão desencadeadas.
Os alunos das turmas de primeiro ano 12 e 13 ilustraram o texto de Syilvia Ortof, para cartão do dia das mães.
Segundos Anos:
Terceiros Anos:
Quintos Anos:
A turma 52 começou um novo projeto no LIE, que vai produzir HQs com o tema "Revolução Farroupilha".
Na aula de hoje visitamos alguns endereços para avaliarmos as funcionalidades, as possibilidades e as necessidades quanto as produções das duplas nesse projeto. Conheça alguns dos endereços visitados:
- http://criancas.uol.com.br/atividades/crie-sua-hq.jhtm
- http://mundogloob.globo.com/programas/contos-de-mila/jogos/crie-sua-historia-em-quadrinhos.html
- http://www.quadritiras.com.br/
- http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html
- http://www.makebeliefscomix.com/Comix/#
- http://www.toondoo.com/Home.do
- http://cdn.media.zylom.com/images/atrativa/disney/br/revista-em-quadrinhos/revistaemquadrinhos.swf
- http://www.wittycomics.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário