O objetivo desta postagem é garimpar na rede algumas estratégias que possam ser o ponto de partida de uma etapa que cabe ao professor do LIE organizar e que posteriormente contribua com o desenrolar de todo trabalho que irá ser desencadeado durante o ano letivo de 2014. Veja as dicas abaixo:
Um pouco de história:
Aprendendo a usar o computador
Como surgiu e como funciona o computador
História do Computador
Uso saudável:
Não basta apenas orientarmos e proporcionarmos a utilização das tecnologias é necessário conscientizarmos a utilização saudável destas.
Orientações sobre a utilização saudável do computador
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Nome do Projeto: O
que queremos com o Laboratório de informática Educativa de nossas
escolas_ Aula Inaugural 2014.
Professoras: Ivone
Brandt
Turmas: Educação
Infantil 1 e 2, 11, 12, 13, 21, 22, 31, 32, 33, 41, 42, 51 e 52 Ano
2014 Tempo: 2 aulas
Problema:
O que esperamos do laboratório de
informática educativa?
Todos sabemos que os LIEs já fazem
parte da maioria das escolas brasileiras e que tem sido objeto de
questionamento de muitos quanto a suas contribuições na
qualificação da educação. Por esse motivo é mais do que urgente
conscientizarmos a comunidade escolar das reais responsabilidades
dessa utilização. Cabe a nos profissionais responsáveis por estes
ambientes (professor responsável pelo LIE), instigar posturas que
contribuam para a busca constante desta efetivação.
Planejamento:
Objetivo: Criar situações em que a
comunidade escolar identifique o laboratório de informática
educativa (da escola) como um qualificador das ações educativas.
Almejando o fortalecimento e desenvolvimento
de cidadãos que tenham no futuro ações: de saber buscar a
informação para transformá-la em conhecimento (saber conhecer,
saber fazer), possibilitando saber conviver em grupo para ser um
cidadão que o Brasil busca em seus brasileiros.
Recursos humanos: Professora Naura L.
Andrade
recursos físicos: Computador,
internet, vídeo, revistas, balas, copos plásico, ...
Período: Aula inaugural de 2014
Execução:
Primeira Etapa:
No laboratório de informática
educativa o professor responsável disponibiliza o vídeo ….. (
Sugestão de videos: Trabalho em equipe
http://www.youtube.com/watch?v=4We7SNkSYTk,
Coca-Cola http://www.youtube.com/watch?v=EBctLulcZVM
, Sapinho http://www.youtube.com/watch?v=DID_ojhCkjY), para que as duplas o assistam.
Após terem assistido o vídeo o professor solicita que os alunos
comentem sobre a intenção do que foi apresentado. Questionando:
- Que tipo de trabalho fica evidente, quando assistimos esse vídeo?
- Vocês julgam importante sua prática? Em que situações?
- Alguém pode descrever ações humanas que podem ter maior sucesso quando aplicado esse comportamento?
- O que teria acontecido se o primeiro elemento a perceber a aquela situação tivesse só pensado nele?
- Quais devem ser as características adotadas quando utilizamos o trabalho em equipe?
Segunda Etapa:
Técnica Bola de Papel, o professor do LIE entrega a cada
aluno e ao professor uma folha de revista e explica que cada um
deverá se apresentar dizendo o nome e o que gostaria de fazer ou
espera das aulas no LIE. Quando estiver falando vai amassando sua
folha no formato de uma bola. Quando terminar entrega sua bola de
papel ao colega do lado para que junte sua folha a amassada e fale.
Assim, sucessivamente. No final teremos uma bola grande de papel com
todas as expectativas.
Terceira Etapa:
Stop é um jogo muito comum entre as
crianças e até mesmo entre adultos, que consiste em desenhar-se uma
tabela em tópicos em um papel para cada jogador. Cada coluna da
tabela recebe o nome de uma categoria de palavras como animais,
automóveis, nomes pessoais, cores etc., e cada linha representa uma
rodada do jogo. Por ser uma brincadeira muito comum entre jovens, é
muito praticada em períodos de recreação em ambientes escolares,
entre grupos de amigos, sendo seu término muitas vezes indefinido ou
inatingido.
Os alunos sentam em duplas. O
professor responsável pelo LIE disponibiliza uma tabela no editor de
texto atribuindo a cada coluna uma categoria de palavras.
Explica que: O professor
do LIE irá sortear uma letra e eles terão de escrever palavras que iniciem com ela para cada uma das categorias mencionadas na
tabela. Ao preencher a linha a dupla deverá gritar
“STPO” e as demais tiram as mãos do teclado. O Banqueiro
(professor titular), faz a conferência, das palavras e se estiverem
corretas a dupla recebe uma tampinha de refrigerante para colocar no
copo da dupla como pontuação. No final a dupla que tiver ganho o maior número de tampinhas é
a ganhadora. Algumas combinações podem ser feitas no início do jogo
para evitar reclamações. Exemplos:
- Na categoria carros só valem os modelos e não as marcas.
- Se não houver palavras para determinada categoria os professores é que dirão “Stop”.
- Não se preocupem com colegas que copiam, eles sempre terminam depois (os alunos tendem a movimentar a tela e esconder o que escrevem).
- A dupla só pode dizer "STOP!" caso tenha preenchido todas as colunas, sem exceção. Pode-se cobrar penalidades sobre "STOPS" falsos, mas isso é facultativo. No final, os jogadores somam seus pontos totais e após um número de rodadas aquele que tiver obtido mais pontos ganha.
As colunas mais comuns são: nome
(feminino e masculino separadamente), cidade-estado-país (CEP), cor,
alimento, animal, marcas, partes do corpo humano, objeto, time, entre
outras, dependendo da imaginação das pessoas que jogam. eu e minha
namorada Cris jogamos e colocamos parte do corpo humano.
Depuração:
O que vocês acharam do trabalho?
O que foi mais fácil?
O que foi mais difícil?
Em que outros momentos poderiamos usar o jogo do stop?
Apresentação:
Montagem de um mural com as bolas de
desejos.
Impressão da tabela stop que o jogo possa ser realizado na sala de aula.
Avaliação:
A avaliação se dará durante todo o seu
desenvolvimento e terá como referência a
participação dos alunos e professores.
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