Os alunos do terceiro ano, da turma 31, estão desenvolvendo o "Projeto: Eu sei que ... e você?". A professora Sílvia em aula pediu aos alunos que escolhessem um animal que gostariam de conhecer em detalhes. No LIE e
Problema:
Que animal escolher?
Estão em extinção?
Tempo de gestação?
Como nascem?
Do que se alimentam?
Qual sua origem?
A que familia pertencem?
Planejamento:
Nome Projeto: Eu sei que ... e você?"
Objetivo:
Recursos: Computador, câmera digital, cds,internet, vídeos, mapas, ...
Período: Setembro a novembro
Execução:
Primeira Etapa: No LIE os alunos realizaram o levantamento das suas certezas quanto aos animais escolhidos. Utilizando o Wordle eles listaram palavras que caracterizam os animais e produziram um mosaico com elas. Capturaram a imagem com o KSnapshot e inseriram em suas apresentações.
Segunda Etapa:Nas apresentação de slides os alunos listaram perguntas que gostariam de saber sobre os animais escolhidos. As professoras acompanharam a elaboração individual de cada dupla orientando que os alunos usassem: um slide para cada pergunta, para posteriormente postarem suas respostas.
Terceira Etapa: Os alunos foram orientados para capturar e salvar imagens da internet para serem usadas em suas apresentações.
Quarta Etapa: Conversamos sobre o uso da internet como material de pesquisa, explicando que em cada busca de informações as duplas leiam o que acharam e posteriormente escrevam as respostas usando suas palavras. Assim cada dupla segue um ritmo de produção e navegam na internet buscando respostas, imagens que lhes sejam significativas na produção de seus materiais. Os atendimentos são feitos por solicitação e observação do andamento.
Vídeos:
Animais e ambientes
Animais vertebrados e invertebrados
Mapas
Quinta Etapa: Os alunos vão pesquisar e localizar no mapa mundi o território de origem de seus animais.
Sexta Etapa: Utilizando o Wordle os alunos listaram palavras que caracterizam os animais que escolheram. Vamos ver o que acontece com as certezas descritas na primeira etapa do projeto.
Depuração:
A partir de algumas feitas a dupla vamos tentar apurar um pouco mais suas produções, espectativas.
Vídeos:
Animais e ambientes
Animais vertebrados e invertebrados
Mapas
Quinta Etapa: Os alunos vão pesquisar e localizar no mapa mundi o território de origem de seus animais.
Sexta Etapa: Utilizando o Wordle os alunos listaram palavras que caracterizam os animais que escolheram. Vamos ver o que acontece com as certezas descritas na primeira etapa do projeto.
Depuração:
A partir de algumas feitas a dupla vamos tentar apurar um pouco mais suas produções, espectativas.
O que vocês acharam do trabalho?
O que foi mais fácil?
O que foi mais díficil?
O que fariam de direfente no trabalho se fossem fazê-lo de novo?
Apresentação:
Seminário na turma.
Avaliação:
Será realizada durante todo projeto com a participação dos professores envolvidos e alunos.
O levantamento das primeiras certezas terá ao fim do projeto um significativo objeto de avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário