Programadores
do futuro é o nome que foi escolhido pelo grupo que trabalha no
projeto esse ano liderado pela professora Luciane. Trabalhar a
linguagem logo tem sido uma opção da professora no decorrer de
alguns anos. Porém tínhamos o desejo de fazer dessa oferta algo
mais próximo de nossos alunos. Onde o grupo pudesse se ver como
responsável pelo projeto. Buscando alternativas nos deparamos com o
site CODE.org mencionado por um colega universitário. Depois de
explorarmos suas funcionalidades achamos que já era hora de
apresentá-lo aos alunos. Apresentamos o ambiente e orientamos os
alunos que eles poderiam explorá-lo mais fora do horário de aula. A
adesão foi significativa. O CODE.org é uma plataforma de
programação que utiliza a linguagem Logo e oferece uma interface de
fácil manuseio e desafia seus usuários de forma lúdica utilizando
personagens do universo infantil e adolescente como os: Angrgry
Birds, zumbis,...
Levamos
o projetor de mídia para a sala de aula e apresentamos o ambiente. A
produtividade desses encontros foi além do esperado. Usando o
projetor de mídia a turma acompanhavam as possibilidades levantadas
pelo colega que resolvia a "situação problema" e sugeria
possibilidades, quando não alcançava o êxito.
Depois de três aulas trabalhando em sala de aula com os desafios do CODE.ORG fomos para o LIE e apresentamos o programa Ktutle disponibilizado no Linux Educacional 3.0. A professora Luciane trabalhou no chão a noção de ângulos a partir do giro da tartaruga, para a solução dos desafios propostos. Os alunos por sua vez exploraram os comandos. no restante da aula, afim de familiarizar-se com o programa.
Na aula seguinte os alunos iniciaram suas programações e para nossa surpresa um grupo terminou rápido. Então sugerimos que construíssem uma casa. Eles construiram a casa, e voltaram a solicitar um novo desafio. Sugerimos uma vila. Aí a coisa complicou um pouco, porém na aula de hoje eles concluiram a programação e expliquei-lhes o comando repita.
Nessa segunda etapa vamos trabalhar com animações no Scratch. A turma 42 com o tema colonização italiana e a turma 51 com alimentação.
MOSTRA CIENTÍFICA -
Estratégia utilizada para questionar hipóteses dos alunos na solução dos desafios propostos em CODE.ORG.
Depois de três aulas trabalhando em sala de aula com os desafios do CODE.ORG fomos para o LIE e apresentamos o programa Ktutle disponibilizado no Linux Educacional 3.0. A professora Luciane trabalhou no chão a noção de ângulos a partir do giro da tartaruga, para a solução dos desafios propostos. Os alunos por sua vez exploraram os comandos. no restante da aula, afim de familiarizar-se com o programa.
Na aula seguinte os alunos iniciaram suas programações e para nossa surpresa um grupo terminou rápido. Então sugerimos que construíssem uma casa. Eles construiram a casa, e voltaram a solicitar um novo desafio. Sugerimos uma vila. Aí a coisa complicou um pouco, porém na aula de hoje eles concluiram a programação e expliquei-lhes o comando repita.
Produções dos alunos |
MOSTRA CIENTÍFICA -
Animação sobre Uva |
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