quarta-feira, 31 de julho de 2013

PROJETO: RETALHOS DA HISTÓRIA

O Projeto Retalhos da História esta sendo desenvolvido pelos alunos do quinto ano da turma 52. Muitas das histórias de nossas famílias são recortes da história que aprendemos na escola. Assim, vamos revirar os baús de nossas famílias e conversar, ouvir, questionar nossos bisavós, avós, pais, tios, dindos e recordarmos elas. Os professores da escola também vão contribuir com projeto. 

Problema:
Quem somos nós? 
Quais são nossas histórias?
Quem foram nossos ante-passados?
Qual a importância destes fatos em nossa vida e na história?
 
Planejamento:
Nome Projeto: Retalhos da História
Objetivo: Conhecer histórias de família vivenciadas por nossos antepassados, através do relato de familiares, afim de que possamos estabelecer relações entre a história ensinada na escola a de nossas famílias e nos vermos como elementos colaboradores de sua tragetória.
Recursos: Computador, câmera digital, cds, ...
Período: Julho à setembro

Execução:
Primeira Etapa: Pesquisa e coletânea de histórias de sua família.

Segunda Etapa: Registro escrito da história escolhida. Nessa etapa dados como: nomes, locais, datas, ... dão são importantes para podermos localizar as pessoas que ouviram a história.

Terceira Etapa: Ilustração da história. A imagem é algo que retrata nossa história, nela temos a oportunidade de despertar o interesse por conhece-lá, identificá-la e muito mais.
Retalhos da História: A escola de minha mãe.
Quarta Etapa: Produção de audio. Nessa etapa os alunos vão  contar oralmente sua história de família. Nessa etapa vamos trabalhar em pequenos grupos com a intenção de qualificar a oralidade quanto aos aspectos de escrita, pronuncia, letramento e gênero textual.

Depuração:
Como foi a experiência de realizar este trabalho?
Enfrentaram algum problemas para desenvolver o trabalho? Quais? Como resolveram?
O que você modificaria no trabalho?


Apresentação:
Seminário da série para colegas e professores da escola.


Avaliação:
 Será realizada durante todo projeto com a participação dos professores envolvidos e alunos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário