Nome do Projeto:
Alfabetos
Professoras: Claúdia
Balem Daniel, Daniela Pagliarin, William H. Schneider e Ivone Brandt
Turma: 11, 12 e 21
Ano 2013 Tempo: primeiro e segundo trimestre
Problema:
Quem já não teve a
tarefa de colocar palavras, nomes, livros, ... em ordem alfabética e
teve de recorrer verbalmente a essa ação! Na escola uma alternativa
que pode ser adotada junto da informática educativa é a construção
de alfabetos a partir de temas propostos ou escolhidos pelos
professores e alunos. Essa tarefa tornasse muito atrativa e
desafiadora. Lembrar de alternativas para cada uma das letras do
alfabeto faz com que tenhamos que colocar nossos neurônios para
funcionarem. Temas como nomes de animais, nomes de frutas, nomes de
profissões, nomes de flores, nomes de brinquedos, ...
A opção pelo tema pode
ser livre ou orientada conforme a necessidade do planejamento. Uma
maneira de fomentar o interesse é disponibilizar um computador para
que os alunos possam ir pesquisando novas palavras na internet com a
letra que necessitam e detalhes nas imagens que encontram destas
palavras.
Outra dica é a
diversificação de séries que podem trabalhar com esse projeto.
Planejamento:
Objetivo: Oportunizar aos alunos a exploração dos recursos tecnologicos disponiveis no ambiente escolar estabelecendo relações que qualifiquem a construção dos vários conhecimentos, afim de ampliar suas relações com o meio.
Recursos: KolourPaint,
editor de apresentação, impressora, Cds, internet, folhas, molas,
perfurador, capa plásticas, …
Período: 1º e 2º trimestre
Execução:
Primeira etapa:
Explicação das
intenções do projeto, cabe aqui fazer com que os envolvidos saibam
das intenções do trabalho que se almeja e de como foi pensado.
Nesse momento é importante ouvir a voz de todos no que diz respeito
as adequações que venham a contribuir com o desenvolvimento do
projeto.
Segunda etapa:
1ºs anos: Organização
das duplas e combinação de quem irá desenhar primeiro, quem irá
pintar, escrever,... Aqui cada dupla deve se organizar
individualmente. Utilizando o KolourPaint escolhem uma letra e um
animal para desenhar. O professor do LIE vai mostrando aos alunos
como recortar e colar o desenho depois de pronto no editor de
apresentação (Essa ação deve ser mostrada a cada figura
produzida, pois geralmente com o decorrer do tempo as duplas vão se
familiarizando com o processo e realizando-o automaticamente). No
editor de apresentação a dupla vai escrever o nome do animal
(Nessa etapa o professor titular faz as intervenções quanto a
escrita e o professor do LIE observa o método e passa a auxiliar da
mesma forma). Recortamos a ilustração e colamos no editor de
apresentação. Deixem aberto os dois aplicativos para facilitar o
trabalho.
2ºs anos: A dupla
escolhe o tema (frutas, profissões, animais, …), no editor de
apresentação listam as palavras que iniciam com a letra ... Deixe
que cada dupla escreva uma lista de palavras conforme são lembradas.
Procure dar dicas, quando solicitarem ajuda e não palavras,
precisamos exercitar o pensar de nossos alunos. Tenha já organizado
pastas com imagens sobre os assuntos escolhidos pelas duplas
(animais, frutas, brinquedos, profissões, …), para que eles possam
ilustrar suas listagens.
Depuração:
O que vocês acharam do trabalho?
O que foi mais fácil?
O que foi mais difícil?
O que fariam de diferente no trabalho
se fossem fazê-lo de novo?
Apresentação:
A listagem do alfabeto dos primeiros
anos foi imprimida e organizamos uma agenda de telefones, para cada
aluno depois de encadernadas foram preenchidas na sala de aula com o
endereço e telefone dos colegas.
O segundo ano além de listar
palavras, ilustrar com uma imagem, formou frases e gravamos as
apresentações em Cds para cada aluno levar para casa e mostrar a
família.
Avaliação:
A avaliação será realizada durante
todo processo com o objetivo de qualificar e valorizar o processo de
construção. A depuração servirá como parâmetro para próximos
trabalhos e ponto ápice do processo avaliativo dos envolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário