
Conhecemos muitas histórias de bruxas. Algumas são más, outras boazinhas, atrapalhadas, espertas,... Que tal criarmos nossas próprias bruxas e bruxos e contar sua história. Comece a pensar. Como é essa bruxa? Onde vive? Com quem ela mora? O que ela mais gosta de fazer? Qual seu animal de estimação? Quando vai passear anda de... Quem são seus amigos?
Primeira Etapa: Para diversificar as histórias liste com os alunos bruxas. Exemplo: A Bruxa dos Doces, A bruxa do Mar, A bruxa dos dentes, A bruxa cozinheira, a bruxa astronauta,... Deixe que eles criem. Depois faça com que dupla escolham a sua bruxa.
Segunda Etapa: Usando um editor gráfico no laboratório de informática eles irão desenhar a bruxa. Nessa etapa é importante trabalhar as características fisicas( gorda, magra, jovem, velha, alta, baixa, bonita, feia,...
Terceira etapa: Elaboração da história. Participe dessa etapa bem de perto para que os alunos criem o gosto pela história. Faça de sua abordagem uma via de criação. Quem sabe o laboratório possa ser o local ideal para isso, pois eles podem voltar atrás, alterar a qualquer momento sem ter de apagar, riscar, recomeçar.
Quarta Etapa:Impressão, encadernação, montagem do livro das bruxas da turma.
Quinta Etapa: Tarde de autógrafos. Organize um chá com guloseimas e combine que todos venham vestidos de bruxa e bruxos. Convide um familiar de cada aluno e organize a contação das histórias criadas.
Nomes de Bruxas: Meméia, Mortiça, Medéia, Esmeralda, Gricelda, Lucinda, Morgana, Sabrina, ...
Livros de bruxas: Bruxapéu - Lia Zart, A festa de Bruxapéu - Lia Zart, Sopa de Bruxa - Jung Hae-Wang, O Castelo da Bruxa Confusa - Bo Geum Cha, A Bruxa mais velha do mundo - Elizete Lisboa, A Bruxa Catuxa - Marlene de Fátima Gonçalves, ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário