Enquanto esperando os computadores do PROINFO vamos implementando o trabalho do LIE com algumas estratégias.
Projeto: Informática Legal
Dúvidas:
- Será possível implementarmos um planejamento significativo no LIE sem os computadores?
- Por quanto tempo?
- Os alunos podem ganhar com esse tipo de iniciativa?
- Terá o professor subsídios para não deixar o trabalho se perder?
Certezas:
- Vou tentar.
Estratégia A: (Segundos Anos, Terceiros Anos, Quartos Anos, Quintos Anos)
Estratégia A: Um contra todos - Levei para o LIE monitor, gabinete, disquetes, cds, processador, memórias, hd, impressora,... Enfim, objetos que fazem parte da rotina tecnológica, espalhei-os sobre uma mesa e identifiquei com números e num saco coloquei a mesma numeração.
Quando as turmas chegavam no laboratório perguntava aos alunos quem já havia assistido "Um contra cem" do Sbt, alguém sempre descrevia o programa. Assim combinamos que:
Professor do LIE: Guardião dos números e avaliador das respostas (CERTO ou ERRADO).
Turma: Uma equipe (Procurei salientar o espírito de solidariedade que une um grupo e forma a equipe).
Professor titular: Banqueiro, a cada resposta certa paga a equipe com a quantia de balas combinadas.
Professor escolhe um aluno. O aluno sorteia um número. Procura o número entre os objetos expostos. Conversa com a equipe e dissem do que se trata. Guardião determina se a resposta esta certa ou errada. O banqueiro paga depositando a bala de goma na poupança da equipe(cesta). O guardião dá explicações sobre o objeto. O "jogo" segue até o termino da aula ou fim dos números. A poupança é levada para a sala e dividida conforme organização do professor.
Estratégia B: Como funciona
Alguns vídeos do YouTube que explicam o funcionamento do computador e situações originadas de seu uso.
COMO FUNCIONA O COMPUTADOR
USO RESPONSÁVEL DA INTERNET
Cartilha: Uso responsável da internet
Cartilha: Uso responsável da internet-2
Identidade senha
Internet segura música
OS INVASORES
A DEFESA
NAVEGAR É PRECISO
SPAM
Estratégia C: Qual é o nome da música?
Nessa etapa começamos cantando mesmo, o que se houve na televisão, no rádio, o que o YouTube disponibiliza, ou seja o que os alunos tinham interesse de cantar... Acabei descobrindo que quando se trata de cantar é barbada. O problema surge quando se pergunta "Qual é o nome da música que vocês querem ouvir?" Cantar todo mundo canta principalmente se forem sucessos, mas quando se pergunta o nome da música as coisas se complicam.
Organizei uma apresentação com as mais pedidas. Amplie o foco solicitando aos alunos que perguntassem aos pais o nome de músicas que marcaram sua juventude para organização uma segunda rodada. Eles acertaram muitas. Como? Eles pararam para ouvir.
Qual é o nome da música? Alunos
Qual é o nome da música? Pais
Olá Ivone!
ResponderExcluirO que houve? Não tem computador? Ou será que aconteceu o mesmo que na minha antiga escola?
Na volta às aulas, haviam levado todos os computadores, inclusive do LIE... Que trágico! É lamentável... Tentamos fazer um trabalho descente, mas os vândalos não querem deixar, não é mesmo? Só por Deus...Boa sorte ptá você! Abraço,
Josete
Olá Josete!
ResponderExcluirEstava com saudades.
Lamento o ocorrido
Não eles não chegaram ainda.
Estou trabalhando conforme venho escrevendo.
Só tenho notbok, projetor de mídia e acesso a internet.
Vá acompanhando. Anuncio assim que chegarem.
Abraços Ivone.