quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto: Quem Inventa Uma Bruxa, Conta Uma História ...







Conhecemos muitas histórias de bruxas. Algumas são más, outras boazinhas, atrapalhadas, espertas,... Que tal criarmos nossas próprias bruxas e bruxos e contar sua história. Comece a pensar. Como é essa bruxa? Onde vive? Com quem ela mora? O que ela mais gosta de fazer? Qual seu animal de estimação? Quando vai passear anda de... Quem são seus amigos?


Primeira Etapa: Para diversificar as histórias liste com os alunos bruxas. Exemplo: A Bruxa dos Doces, A bruxa do Mar, A bruxa dos dentes, A bruxa cozinheira, a bruxa astronauta,... Deixe que eles criem. Depois faça com que dupla escolham a sua bruxa.


Segunda Etapa: Usando um editor gráfico no laboratório de informática eles irão desenhar a bruxa. Nessa etapa é importante trabalhar as características fisicas( gorda, magra, jovem, velha, alta, baixa, bonita, feia,...


Terceira etapa: Elaboração da história. Participe dessa etapa bem de perto para que os alunos criem o gosto pela história. Faça de sua abordagem uma via de criação. Quem sabe o laboratório possa ser o local ideal para isso, pois eles podem voltar atrás, alterar a qualquer momento sem ter de apagar, riscar, recomeçar.


Quarta Etapa:Impressão, encadernação, montagem do livro das bruxas da turma.


Quinta Etapa: Tarde de autógrafos. Organize um chá com guloseimas e combine que todos venham vestidos de bruxa e bruxos. Convide um familiar de cada aluno e organize a contação das histórias criadas.


Nomes de Bruxas: Meméia, Mortiça, Medéia, Esmeralda, Gricelda, Lucinda, Morgana, Sabrina, ...


Livros de bruxas: Bruxapéu - Lia Zart, A festa de Bruxapéu - Lia Zart, Sopa de Bruxa - Jung Hae-Wang, O Castelo da Bruxa Confusa - Bo Geum Cha, A Bruxa mais velha do mundo - Elizete Lisboa, A Bruxa Catuxa - Marlene de Fátima Gonçalves, ...

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Projeto: Deu a Louca nos Contos de Fadas



                                    ( Júlia e Eduarda 2º Ano Turma 22)
 
Os alunos dos segundos anos das turmas 21 e 22 vão recontar contos de fadas e ilustrá-los, porém irão recriar situações novas para os personagens de suas histórias. Por esse motivo o nome do projeto. Vamos ver a que nível de loucura esses contos vão chegar?
Primeira Etapa: Listagem e escolha dos contos de fada pelas duplas de alunos e ilustração da capa.
Segunda Etapa: No editor de apresentação colamos a primeira imagem feita pelas duplas como capa. No segundo slide os alunos começaram a reescrever o conto. A ilustração de cada uma destas "páginas" será feita após a escrita, a fim de haver relação entre a imagem e texto.
No início de cada aula combinamos (professores e alunos), que enquanto abrimos o editor de apresentação e vemos onde o trabalho de cada dupla parou na aula anterior os demais abrem a pasta de jogos e aguardam jogando. Quando me aproximo da dupla eles já fecham a pasta de jogos e aguardam para iniciar o trabalho. Numa semana começamos em uma ponta na outra em outra. Isso diminui a ansiedade dos que esperam os ocupa naquele momento. Durante a aula trabalham simultaneamente com o editor de apresentação e gráfico.

CONTOS LISTADOS:A Princesa e o Sapo
João e Maria
Cinderela
A Bela Adormecida
Rapunzel
A Bela e a Fera
Os três Porquinhos
Chapeuzinho Vermelho
A Branca de Neve
Os três Porquinhos
O Patinho Feio
Pinóquio
O Gato de Botas
Peter Pan


Recursos: Editor gráfico, livros de contos, editor de apresentação. Cds, impressora, tinta, folhas.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Flipbook



Você sabe o que é um Flipbook?
Segundo a Wikipédia "Coleção de imagens organizadas seguencialmente, em geral em formato de livreto para folhear dando a impressão de movimento, criando uma seqüência animada sem a ajuda de uma máquina." Estas foram refeitas por mím utilizando o Inkscape é um software que trabalha com a produção de vetore (desenhos com alta definições).

Download Inkscape